VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Vida e obra de João Caetano na Casa Heloisa Alberto Torres
Por
Publicado em 19/05/2015
Exposição do primeiro ator brasileiro, nascido em Itaboraí, apresenta busto inédito do dramaturgo
A Casa Heloísa Alberto Torres, no Centro de Itaboraí, abriu nesta segunda-feira, dia 18, a exposição “João Caetano de Itaborahy – Vida e Obra”. Estão expostos fotos, quadros, reportagens e artigos de jornais da época e um busto inédito desse ilustre itaboraiense que é considerado o primeiro ator e dramaturgo brasileiro.
“Cidadão de Itaboraí, João Caetano foi o primeiro artista brasileiro a ter estátua em praça pública (na Praça Tiradentes, no Rio), local onde há ainda um teatro com seu nome. Os teatros municipais de Itaboraí e Niterói são outros dois espaços culturais a homenagear o primeiro grande artista do país”, conta Cláudio Rogèrio Dutra, presidente da Fundação Cultural de Itaboraí (FCI), informando que o busto foi feito pelo oleiro e escultor Orlei Alves Azevedo. “Outro itaboraiense de extremo talento”, acrescenta Dutra.
No evento houve um encontro de autoridades do meio artístico e pesquisadores que debateram ações voltadas para o desenvolvimento cultural da cidade e a importância de João Caetano para o teatro do Brasil.
“A primeira companhia de teatro 100% brasileira, a Companhia Dramática Nacional (1833), foi criada por João Caetano”, revela o professor de teatro e diretor da Casa dos Artistas de Itaboraí, Zeca Palácio. Ele disse ainda que João Caetano nasceu em 27 de janeiro de 1808 no bairro de Pachecos, em Itaboraí.
Uma cena da peça O Cego, escrita por Joaquim Manuel de Macedo, em 1849, e que foi interpretada por João Caetano, foi apresentada. O espetáculo será encenado, na íntegra, no próximo dia 20, às 16h, na Casa Heloísa Alberto Torres, que fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro de Itaboraí. A exposição fica até o dia 2 de julho.
Noticias em Destaque