VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Itaboraí dá mais um passo para formar consórcio de turismo
Por
Publicado em 06/07/2015
Itaboraí deu mais um passo em direção ao fortalecimento do turismo na região. Na quinta-feira à noite, a Prefeitura recebeu o presidente da Federação de Convention e Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega, que deu uma palestra para o empresariado local. Cerca de 20 pessoas ligadas a hoteis, restaurantes e demais serviços do ramo turístico compareceram ao evento, que teve como objetivo preparar a formação de um convention e visitors bureaux regional, iniciativa dos empresários junto ao poder público.
“Para o turista decidir visitar uma cidade, ele precisa de algumas informações básicas, como o que fazer, onde ir e onde se alimentar. E é aí que entra o convention e visitors bureaux. Organizamos o que o município oferece de melhor para apresentar ao turista”, disse Navega.
Os empresários presentes se reunirão novamente em data ainda a ser marcada para oficializar a fundação do que será o 13º convention bureaux do estado do Rio de Janeiro, e o segundo regional (integrando mais de um município).
“O convention bureaux tem como protagonista o empresário. Mas posso garantir que terá total apoio da Prefeitura de Itaboraí”, disse Audir Santana, vice-prefeito e secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo.
Presente à reunião, Paulo Amolinário, proprietário do Hotel Pedra Bonita, se mostrou empolgado com o consórcio.
“Quanto mais unidos estivermos, mais força teremos para trazer turistas para a cidade, fazendo com que todos ganhem”, disse Amolinário.
Atrativos
Itaboraí tem hoje sete hotéis, quatro agências de viagens e 16 guias habilitados a atuar no setor turístico na cidade. O centro histórico, as ruínas do Convento de São Boaventura, o Manguezal de Itambi e o Parque Paleontológico de São José são alguns dos principais pontos turísticos a serem explorados pelo município, assim como o balonismo – atividade turística e esportiva com bastante potencial de desenvolvimento. A cidade também conta com uma forte produção de plantas ornamentais, artesanato, e uma grande tradição na arte oleira (produção de objetos de barro).