Do sonho para a realidade

Publicado em 17/03/2013

Concretagem PAC Porto das Caixas - Foto Edmilson de Souza (4)

O São Gonçalo – 17/03/2013

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, vai assentar hoje o primeiro tijolo de um dos dez blocos de apartamentos que serão construídos em Porto das Caixas, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra está deixando de ser um sonho para se tornar realidade, beneficiando, inicialmente, 160 famílias.

A visita de hoje será a segunda do prefeito ao local, desde que assumiu o governo municipal, em 1º de janeiro. A primeira ida ao local foi no 11º dia da sua administração, em companhia do secretário de Habitação, Wolney Trindade, quando determinou que os trabalhos fossem retomados imediatamente. Em dois meses, os serviços de terraplenagem e concretagem da base foram concluídos por cerca de 100 operários.

As obras estavam paralisadas há um ano e meio. Para que fossem retomadas, durante o período de transição, Helil esteve em Brasília com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o deputado federal Eduardo Cunha. Os dois garantiram ajudar na conclusão não só no projeto de Porto das Caixas, como nos PACs de Itambi, Engenho Velho, Rato Molhado I e Rato Molhado II.

A obra do PAC na Vila Portuense, em Porto das Caixas, começou em 2011 e logo depois parou. Os apartamentos terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro construídos numa área de 26.653,32 metros quadrados. Também estão previstos creche, centro comunitário, quadra poliesportiva coberta e vestiários, além de instalação de redes de água e esgoto, sistema de captação de águas pluviais, iluminação e pavimentação das ruas ao redor do conjunto. A previsão é de que o primeiro bloco seja entregue em 12 meses.