VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Turismo e Eventos
Artesãos de Itaboraí recebem Carteirinha
Por Turismo e Eventos
Publicado em 24/05/2018
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio) realizou no último dia 22 de maio (terça-feira), no Shopping Itaboraí Plaza, a solenidade de entrega da Carteira Nacional do Artesão. A ação visa o reconhecimento e a formalização do trabalho como artesão ou do trabalhador manual.
O prefeito Dr. Sadinoel Souza esteve presente ao evento e frisou que com esta ferramenta é possível identificar os artesãos que movimentam a economia local e assim divulgar as suas artes. “Parabenizo a todos os presentes pela conquista e agradeço a Loja Caçula pela parceria. Nunca é tarde para começar ou recomeçar a realizar grandes conquistas. A arte de vocês é muito importante para o município”, disse o chefe do Executivo.
A Carteira Nacional do Artesão foi entregue a aproximadamente 200 profissionais. Ela foi fornecida gratuitamente, sem nenhum custo com anuidades ou adesão. A carteira foi criada no ano de 2012, como iniciativa do Programa de Artesanato Brasileiro e funciona como uma identificação nacional do trabalhador. Assim, concedendo ao beneficiário, facilidades para participar de feiras de artesanato, realizar oficinas e cursos na área. Além de adquirir o documento, poderão receber descontos em compras após o cadastramento nas Lojas Caçulas e futuramente em farmácias e universidades.
A diretora do Programa de Artesanato e subsecretária adjunta Nea Mariozz, ministrou uma breve palestra ressaltando os benefícios e orientações do Programa, em seguida o representante da Loja Caçula, Roberto Santos relatou sobre as vantagens da parceria construtiva entre a loja os artesãos.
Cristina Maria, 66 anos, moradora do Centro da cidade, destacou que o artesanato também deve ser divulgado como medida terapêutica e ficou feliz por viver este momento de reconhecimento do seu trabalho. “Vai ser de grande ajuda este documento para nossas exposições em Praças e outros lugares. Eu faço recicláveis, pintura e fuxicos. Amo o que faço e é uma honra ser valorizada”, afirmou Cristina.
O artesão que realizou o cadastro e não pôde comparecer a cerimônia de entrega da Carteira Nacional do Artesão poderá retirá-la na sede da Setur-RJ, que fica localizada na Rua Uruguaiana, nº 118 – Centro do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Fernando Roscio e equipe do setor de Turismo. Além do vereador Bill; o representante do Shopping Itaboraí Plaza, Guilherme Almeida e a diretora da Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa, Verônica Antunes.
Noticias em Destaque