Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

PSF para atender 4,5 mil

Por

Publicado em 22/04/2013

 

Obras do futuro posto de saude - Foto Edmilson de Souza

O São Gonçalo – 22/04/2013

Os moradores de Helianópolis, no distrito de Manilha, em Itaboraí, vão ganhar um Posto de Saúde da Família (PSF). Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde realizam pequenos reparos nas instalações elétricas e hidráulicas, além de limpeza geral do imóvel, antes da instalação dos equipamentos e mobiliários médicos. Se tudo correr bem, o posto será entregue à população até o fim de maio.

O prédio foi alugado há nove meses pela antiga gestão, ao custo mensal de R$ 1,2 mil, mas nunca havia sido utilizado. O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, afirmou que a casa foi alugada em julho do ano passado. O aluguel era pago de forma pontual, mas o espaço ficou abandonado, sem qualquer tipo de utilização.
“Quando o prefeito Helil Cardozo assumiu a gestão, suspendemos, por precaução, o pagamento de todos os alugueis das unidades de saúde e fizemos um levantamento criterioso da situação dos postos do município. Foi então que nos surpreendemos com este caso, uma verdadeira falta de humanidade com a população”, lamentou Edilson Francisco.
A futura unidade vai beneficiar, aproximadamente, 4.500 moradores. O posto de saúde está localizado na Rua 7, lote 88, em Helianópolis. Numa área de 94 metros quadrados, o espaço terá duas salas para consultórios médicos, farmácia, vacinação, pesagem, curativos, exames laboratoriais e coleta de preventivo. Para iniciar o atendimento, uma das equipes do PSF de Aldeia da Prata, que atualmente conta com dois grupos, será direcionada para a unidade.
Ainda segundo o secretário, o posto de saúde deve ficar pronto até o final de maio. A data de inauguração ainda será definida. “Esta comunidade precisa de uma atenção especial. Estamos agilizando os trabalhos e dando os últimos ajustes para abrir este posto o mais rápido possível”, garantiu Edilson.
A presidente da Associação de Moradores e Amigos de Helianópolis e Vila Gabriela, Elisângela de Oliveira Queiroz, lembra que a comunidade aguarda, há muitos anos, por esta conquista.

“Este prédio estava pronto no nosso bairro, mas não tínhamos como ser atendidos. Estamos há mais de 12 anos tentando trazer um posto de saúde para cá. Os idosos, portadores de deficiência, gestantes e pessoas acamadas precisam receber serviços médicos mais perto de casa. Porém, eles tinham que se deslocar até Aldeia da Prata, uma distância de quase três quilômetros, para ter assistência médica”, relata Elisângela.
Para a dona de casa Valdeci de Moura, de 54 anos, o funcionamento do posto de saúde vai facilitar a vida dos moradores. “O que nós queremos é ter atendimento médico de qualidade e mais perto de casa. Para se conseguir um remédio, um encaminhamento para um especialista, ou um simples curativo, a distância é grande. E aí, a gente desiste”, afirmou Valdeci.

Compartilhe