VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Educação
Finais do Jemita agitam alunos das escolas municipais
Por Educação
Publicado em 23/09/2019
Na manhã da última quinta-feira (19/09), foram realizadas as finais de futsal dos Jogos Municipais das Escolas de Itaboraí (Jemita), no Citrus Clube Itaboraí. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), os jogos contaram com duas modalidades, futsal e handebol, reunindo 19 escolas da rede municipal da cidade.
O secretário da Sectur, Osório de Souza destacou a falta que os jogos fizeram, após ficar quatro anos sem acontecer e falou também da importância do esporte no desenvolvimento humano, principalmente das crianças.
“A gente chegou a conclusão que o Jemita tinha que voltar porque é o grande momento para os alunos se confraternizarem, para elas entrarem no clima do jogo, entender o que é perder e ganhar. Saber que você deve respeitar o seu adversário, isso é importante na nossa formação. É um momento de educação, é onde você educa no confronto do jogo, educa na organização, no respeito às regras, ao próximo. Esses jogos deveriam ter retornado há muito tempo, ele foi pequeno esse ano, mas queremos que o próximo seja maior”, declarou Osório.
A coordenadora de Educação Física da Sectur, Fernanda Leão contou que foram quase 500 alunos envolvidos nas atividades, entre futsal e handebol, e que o apoio dos professores foi fundamental.
“A participação das escolas foi muito boa, não tivemos problemas na organização, muito menos com os alunos. Eles ficaram muito empolgados. Tiveram escolas que não tinham espaço adequado para a prática de atividade física e mesmo assim estão aqui hoje. Os professores de Educação Física compraram a proposta, estiveram muito envolvidos, participaram de congressos técnicos, decidiram tudo coletivamente”, explicou Fernanda.
As disputas foram divididas em duas categorias, tanto masculina quanto feminina, por faixa etária. A 1ª categoria era com alunos de 15 a 16 anos, a 2ª ficou com os de 13 a 14. A Escola Municipal Antônio Alves Vianna, do Apolo II, foi a grande vencedora nas duas categorias masculina. Já a Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, na Ampliação, foi a vencedora nas duas categorias feminina.
A artilheira Tamires Amaral, de 14 anos, está no 9º ano, e se destacou ao marcar dois gols em um dos confrontos, após seu time sair vencedor ao aplicar 4×0 na Escola Municipal Jornalista Alberto Torres. “Eu estou muito feliz, nós nos esforçamos muito para estar aqui, foi muito difícil chegar até essa final, mas conseguimos e vamos levar a vitória para a nossa escola. Tenho o sonho de ser uma jogadora no futuro, vou treinar para isso”, disse a estudante, contando que suas inspirações no futebol são as jogadoras da seleção brasileira Marta e Cristiane.
As finais do handebol acontecem no dia 30/09, de 8:30h às 13h, também no Citrus Clube Itaboraí, localizado na Rua Papa João XXIII, no Rio Várzea.
Larissa Bastos
Noticias em Destaque