Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Retorno das aulas presenciais em Itaboraí a partir de 31 de maio

Por Educação

Publicado em 28/05/2021

Educação - PMI (2)O Plano de retomada das atividades presenciais para rede de ensino público municipal de Itaboraí será de maneira escalonada. A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), publicou na edição da última quinta-feira (27/05) do Diário Oficial, o decreto nº 115 autorizando o retorno das atividades presenciais. As aulas recomeçam por fases, primeiro com a Educação Infantil a partir do dia 31 de maio e finalizando no dia 21 de junho com o Ensino Médio.

Seguindo o Decreto Municipal (nº58 de 25 de fevereiro de 2021), o Plano de Retomada das Atividades do Município de Itaboraí, deliberado e aprovado pela Comissão Municipal de Gerenciamento Educacional da Pandemia da Covid-19, foi dividido em cinco fases. A Fase 1 estabelece o retorno das atividades presenciais das instituições de ensino da rede privada e está em andamento desde março. As demais fases serão escalonadas com intervalos de sete dias entre elas e são direcionadas para a rede pública municipal.

A fase 2 do plano começará com o retorno das atividades presenciais das turmas das crianças com quatro e cinco anos da Educação Infantil e Educação Especial a partir do dia 31 de maio. Após sete dias (07/06), iniciará a Fase 3 com o retorno das turmas de Ensino Fundamental I. No dia 14 de junho, será a vez das turmas do Ensino Fundamental II, das crianças com dois e três anos da Educação Infantil e dos alunos matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos). E por último, a partir do dia 21 de junho, retornam as turmas das instituições de Ensino médio e Superior.

Educação - PMI (1)“Estamos desde começo do ano debatendo e atualizando o planejamento para o retorno das aulas presenciais. E preparando as escolas de Itaboraí para seguir os protocolos de Saúde. Mantemos diálogo constante com a Secretaria Municipal de Saúde, pois é a classificação das bandeiras em vigor na cidade que determinam a quantidade de alunos permitidas dentro das salas de aula”, esclareceu o secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues.

A quantidade de alunos autorizados dentro das salas de aula será determinado de acordo com a cor de bandeira em vigor no município estabelecida pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Na fase vermelha, a presença será limitada em até 35% dos números de alunos matriculados. Na fase laranja aumenta para 50%. E na fase amarela ficam autorizadas 70% da quantidade de alunos de cada turma. Apenas na fase verde, as atividades escolares voltam a normalidade.

A SEMED ainda esclarece que os responsáveis dos alunos deverão registrar o interesse em participar das aulas presenciais por meio de termo de compromisso com a respectiva unidade escolar. E que será observado diariamente o número de notificação de casos de Covid-19 no município, podendo a qualquer momento indicar a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino. As direções das unidades escolares estão entrando em contato com os responsáveis dos alunos para repassar as orientações sobre os horários e protocolos de saúde adotados. Uma cartilha com todas as informações foi disponibilizada para todos.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Compartilhe