Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Ações de conscientização e prevenção no Dia do Homem

Por Saúde

Publicado em 15/07/2021

Dia do Homem - PMI (1)Em alusão ao Dia do Homem, celebrado nesta quinta-feira (15/07), a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou uma série de ações de conscientização e prevenção sobre a importância de cuidar da saúde masculina. A programação começou cedo com funcionários das secretarias municipais de Serviços Públicos (SEMSERP) e de Obras (SEMOB).

Liderada pelo Programa de Saúde do Homem, a ação contou com a participação de outros setores da Saúde, como: Núcleos Ampliados de Saúde da Família, da Atenção Primária (NASF-AP); Controle da Hanseníase; Saúde do Idoso; Controle da Tuberculose; Programa de Alimentação e Nutrição (PAN); Controle da Hipertensão e Diabetes; e o Serviço de Atenção Especializada em IST, AIDS e Hepatites Virais.

Dia do Homem - PMI (2)Na sede das secretárias de Serviços Públicos e de Obras, em Venda das Pedras, foram disponibilizados serviços como de aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além da aplicação de testes de HIV, sífilis e glicose. Entre os trabalhadores que participaram da ação, estava o servidor Carlos Martins, de 65 anos, que trabalha com patrolamento de ruas.

“É a primeira vez que a gente participa desse tipo de ação. Não temos muito o costume de ir ao médico, porque a gente trabalha todos os dias. Mas sabemos a importância de cuidar da nossa saúde”, disse o servidor.

Dia do Homem - PMI (3)Ainda pela manhã, outra ação alusiva à data aconteceu em Joaquim de Oliveira. Na Unidade de Saúde da Família Maria Aparecida da Silva Pereira, o público masculino teve acesso a uma série de dinâmicas informativas orquestradas pela equipe multidisciplinar do posto — que mobilizou assistência social, nutrição, saúde bucal, psicologia e educação física.

“Precisamos desmistificar certas crenças, pensamentos e tabus que existem em relação à saúde do homem. Muitos deles acreditam que não há necessidade de se cuidar, por serem fortes como um super-homem. Mas sabemos que isso não é verdade. A política nacional de atenção à saúde do homem visa a integração deste indivíduo nas ações de saúde pública e no sistema do SUS”, explicou o coordenador do Programa de Saúde do Homem, Fernando Lemes.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Compartilhe