‘Vou instalar meu gabinete no Hospital Municipal Leal Júnior’

Publicado em 10/01/2013

Depois de quatro mandatos como vereador e uma tentativa frustrada em assumir a prefeitura de Itaboraí em 2008, Helil Cardozo (PMDB) foi eleito finalmente, no ano passado, prefeito de sua cidade natal. Com apoio do governador Sérgio Cabral (PMDB) e mostrando muita confiança e disposição para transformar Itaboraí, Helil pretende cumprir as promessas feitas em sua campanha. “Minha primeira medida será instalar meu gabinete no Hospital Municipal Leal Júnior para ver de perto sua real situação. Mas além de melhorar a saúde, vamos também asfaltar as ruas, implantar saneamento básico, entre muitas outras metas que quero alcançar”, declarou o novo prefeito.

O SÃO GONÇALO -Qual sua expectativa para finalmente assumir a prefeitura de Itaboraí?

Helil Cardozo – Estou plenamente consciente do desafio que temos pela frente. Itaboraí é uma cidade que ficou por décadas parada no tempo até o momento em que foi anunciado o Comperj. A partir daí, começamos a vivenciar mudanças grandes – para o bem e para o mal. Por um lado, isso atraiu investimentos diversos, o comércio cresceu, aumentou a oferta de empregos, cresceu a arrecadação. Por outro, o aumento populacional (50 mil pessoas a mais em apenas três anos) gerou maior demanda por serviços públicos. Entretanto, a infraestrutura da cidade não acompanhou. Para se ter ideia, apenas 5% de nossas ruas são asfaltadas e nem 1% da população tem água encanada e rede de esgoto. A Saúde está um caos. As escolas sem merenda desde outubro. Então o grande desafio é planejar o crescimento de nossa cidade em relação à grandiosidade que o Comperj representa. Acho que temos a faca e o queijo na mão para fazer a coisa certa: apoio federal, estadual, dinheiro da Petrobras para obras de infraestrurura, arrecadação crescente e um prefeito que é nascido e criado nessa cidade, que ama Itaboraí e tem compromisso com quem é daqui. Estou muito animado. Foi pra isso que lutei, pra chegar aqui.

OSG – Qual foi a maior dificuldade que o senhor encontrou durante a campanha?

Helil – De um lado, enfrentei na campanha a máquina da prefeitura que apoiava o prefeito, mas que de tão mal avaliado não conseguiu se reeleger. De outro, candidatos forasteiros que vieram com muito dinheiro e achavam que ganhariam as eleições com campanhas grandiosas. Mas o eleitor é sábio. Não se deixou levar.

OSG – E o que o senhor acha que motivou a população a lhe eleger?

Helil – Fiz uma campanha limpa, com propostas. Tive importantes apoios do governador, do PMDB e de incansáveis companheiros que andaram comigo noite e dia. Foi isso que me fez vencer a eleição. O povo reconheceu nosso esforço e viu que eu tinha os apoios certos e as melhores intenções.

OSG – Quais setores receberão prioridade de investimento em 2013?

Helil – Ainda estamos chegando e, na verdade, nem sabemos ainda qual a real situação da prefeitura. A transição, embora tenha sido educada, na verdade não ocorreu. Não tivemos acessos a contratos, números, não sei ao certo qual herança receberei do meu antecessor. Mas minha primeira medida será instalar meu gabinete no Hospital Municipal Leal Júnior, para ver de perto qual a real situação da unidade.

OSG – E quais são as metas que o senhor pretende cumprir ao longo do mandato?

Helil – Vou cumprir todas as promessas de campanha. A começar pela redução do salário do prefeito, que é de R$ 24 mil. O governador ganha R$ 18 mil. Como pode um prefeito ganhar mais que o governador? Isso é simbólico, mas tem grande importância porque é preciso dar exemplo. Vamos construir a Itaboraí do futuro e não se faz isso em um passe de mágica. Temos que melhorar a Saúde, fazer um grande plano urbanístico, asfaltar as ruas, levar água às casas, rede de esgoto; organizar o transporte, oferecer cursos para capacitar quem é daqui a conquistar as vagas de emprego que estão surgindo na cidade. Estamos praticamente começando do zero. O desafio é imenso, mas não me falta