VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Vigilância Sanitária fiscaliza venda de pomadas modeladoras capilares
Por Saúde
Publicado em 16/02/2023
O Departamento de Vigilância Sanitária de Itaboraí, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou uma fiscalização em farmácias e perfumarias, nesta quarta-feira (15/02), com o objetivo de coibir a venda de pomadas usadas para trançar cabelos nos estabelecimentos do município. O comércio dos produtores capilares foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) segundo a Resolução nº 475 publicada, no último dia 9 de fevereiro, no Diário Oficial da União.
Durante a ação, 17 estabelecimentos foram visitados pelos fiscais em diferentes pontos da cidade. O diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Melyon Machado, ressaltou a importância da ação preventiva para coibir a venda desses produtos no município.
“O nosso objetivo nessa ação foi coibir a venda desses produtos e seguir a recomendação da Anvisa sobre a proibição da venda dessas pomadas que podem causar danos para a população. É importante ressaltar que a Vigilância Sanitária vem fazendo ações preventivas em prol do bem-estar da população de Itaboraí”, afirmou o diretor.
Após a publicação da resolução de proibição da comercialização dos produtos, no início de fevereiro, os fiscais da Vigilância Sanitária já haviam enviado e-mails com o informe técnico para os estabelecimentos cadastrados, como farmácias, perfumarias, lojas de cosméticos, salões e outros, não comercializarem as pomadas capilares. Na comunicação via e-mail, além do alerta, solicita-se que a Vigilância Sanitária de Itaboraí seja informada, caso o estabelecimento comercialize qualquer produto da empresa em questão.
Segundo a Anvisa, as pomadas capilares podem provocar intoxicação exógena (causada pelo contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo) devido à exposição ocular.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque