Meio Ambiente e Urbanismo

Itaboraí 190 anos: Pedal Ambiental reúne milhares de ciclistas em percurso até Parque Paleontológico

Por Meio Ambiente e Urbanismo

Publicado em 04/06/2023

Abrindo as atividades da Semana do Meio Ambiente, a segunda edição do Pedal Ambiental aconteceu na manhã deste domingo (04/06), e reuniu centenas de ciclistas no município. Promovido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo e de Esporte e Lazer, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, o evento também integra o calendário de festejos em comemoração aos 190 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

No total, 30 km foram percorridos, sendo 15km de ida e mais 15km no retorno. A largada aconteceu na Praça Itamar da Silva Júnior em direção ao Parque Paleontológico São José de Itaboraí, no distrito de Cabuçu. O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, acompanhado da primeira-dama, Pâmela Delaroli, pedalou durante todo o percurso junto com os participantes.

“Queria mais uma vez agradecer a todos que ajudaram na organização desse evento, aos grupos de pedal e todos que compareceram. Esse percurso foi sensacional. A gente sabe o quanto ainda precisa avançar na nossa cidade e, desde o primeiro momento, estamos brigando por ciclovias, bicicletários e essa luta não acabou”, disse Marcelo Delaroli.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, destaca que o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente e expressou sua felicidade com o sucesso alcançado nessa edição do Pedal Ambiental.

“Esse evento superou todas as expectativas, foram mais de 1.500 inscritos, sendo um dos maiores pedais realizados em Itaboraí. Fico muito feliz e agradeço a oportunidade ao prefeito Marcelo Delaroli. Esse pedal tem como objetivo comemorar a semana do meio ambiente e, hoje, Itaboraí está buscando ter mais mobilidade urbana, além de ser uma cidade mais sustentável. Esse evento faz parte da transformação do município”, afirmou o secretário.

As milhares de pessoas que se uniram pela causa foram de todas idades e de várias partes do estado. Como foi o caso da Angélica Pacheco, de 47 anos, que integra o grupo Águias do Pedal. A moradora do município vizinho contou sua motivação por participar deste evento em Itaboraí.

“Sem palavras, amo demais essa cidade. Estava ansiosa para que chegasse esse dia, que foi maravilhoso, eu amei e vibrei o tempo todo. É uma honra participar desse pedal com o prefeito Marcelo, que está colocando Itaboraí no lugar certo e está de parabéns, mesmo. Nosso grupo não poderia deixar de prestigiar esse evento maravilhoso”, finalizou.

Na chegada ao Parque Paleontológico São José de Itaboraí foi realizada uma dinâmica com os participantes. O jovem pedaleiro, que é assíduo do evento, Carlos Eduardo Ramos, de 14 anos, estava acompanhado pelo irmão, Flavio Henrique, de 21 anos, e foi presenteado com uma bicicleta nova, para que continue praticando o esporte que tanto ama.

“Eu sempre participo dos eventos, porque gosto muito do esporte. Tô muito feliz com minha bike nova e adorei participar mais uma vez desse pedal”, contou Carlos Eduardo.

O evento contou com pontos de hidratação espalhados por todo o percurso, já no parque frutas e picolés foram distribuídos aos participantes. Além do apoio do Programa Segurança Presente e da Guarda Municipal de Itaboraí.