Trabalho e Renda

Prefeitura e Firjan promovem aula inaugural dos cursos de qualificação profissional

Por Trabalho e Renda

Publicado em 04/07/2023

Mais uma oportunidade para os moradores de Itaboraí. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), iniciou os cursos gratuitos de qualificação profissional nesta terça-feira (04/07), na FAETEC, em Ampliação. Ao todo, 80 alunos foram contemplados nos cursos, divididos nas modalidades Assistente Administrativo e Assistente de Operações em Logística. As aulas no polo de Itambi começarão na próxima semana.

Presente na aula inaugural, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Dinei Dias, parabenizou os alunos pela iniciativa de buscar conhecimento e capacitação profissional e agradeceu a direção da FAETEC, por viabilizar o local para as aulas. E ressaltou ainda as inscrições para novos cursos já no mês de agosto.

“Que vocês possam aproveitar o máximo possível essa oportunidade. A Firjan é uma das melhores instituições do país e esses são ótimos cursos. Já no próximo mês vamos abrir inscrições para mais três cursos, com um total de 100 vagas, sendo, Eletricista Predial, Assistente de Produção Industrial e Almoxarife de Obras”, falou o secretário, ressaltando que ao todo, Itaboraí foi contemplada com 500 vagas, em 10 cursos da Firjan.

Os cursos de Assistente de Operações em Logística e Assistente Administrativo, ministrados na FAETEC, terão como docente, a professora da Firjan, Gleyce Kellem Romão, 29 anos, que é graduada em Administração, Ciências Contábeis e Matemática. A modalidade Assistente de Operações em Logística é dividida em três módulos ou unidades de competência, sendo: programar e controlar o recebimento e expedição de materiais; armazenar materiais e programar a distribuição de materiais. Já Assistente Administrativo, executar as etapas de organização e controle de documentos e executar serviços de apoio as rotinas administrativas. Os cursos têm duração de três meses e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ao final, todos receberão certificado de conclusão.

Feliz pela oportunidade de cursar a modalidade Assistente de Operações em Logística, a moradora de Ampliação Cleisi Cruz, 35 anos, é formada em Administração e atualmente está desempregada.

“Fiquei sabendo dos cursos pelo meu irmão e logo fiz minha inscrição. Conhecimento nunca é demais e eu não poderia perder essa oportunidade de me qualificar ainda mais, sem contar que o curso é gratuito, perto da minha casa e de uma instituição renomada, que é a Firjan. Já trabalhei em transportadora e tenho uma noção em logística, por isso logo me interessei por essa área. Tenho certeza que estes cursos irão beneficiar muitas pessoas da cidade”, disse Cleisi.