Alerta geral para chuvas – O São Gonçalo

Publicado em 10/01/2013

Alerta geral para chuvas

Os estragos provocados pela chuva em Xerém, distrito de Duque de Caxias, fez com que outras cidades anunciassem providências para evitar que situações como a da Baixada Fluminense se repitam. Em Itaboraí, o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Ricardo Salles, conta com a parceria de outros órgãos da administração municipal para prevenir a ocorrência de tragédias causadas pelas enchentes.

Salles destacou que outras secretarias, como a de Obras e Desenvolvimento Social, estão trabalhando em conjunto num plano preventivo. O clima é de alerta e a ideia é começar a atuar assim que surgirem os primeiros sinais de inundações.

“Todas as medidas já estão sendo providenciadas. A Defesa Civil já se encontra em contato direto com as secretarias de Obras e de Desenvolvimento Social, entre outras, além, é claro, da Defesa Civil estadual, para juntos não deixarmos que os problemas de Xerém se repitam na nossa cidade. Todos os órgãos estão em alerta, com equipes preparadas e planejamentos traçados”, informou.

Rio Aldeia – Morador da Rua P, no Vale do Sol, na localidade de Três Pontes, o mecânico Edson Alves, de 47 anos, aguarda que a nova gestão dê atenção ao bairro e evite o que ocorreu em abril do ano passado, quando o Rio Aldeia, que passa nos fundos de sua casa, encha e alague tudo.
Na ocasião, o quintal de Edson, que fica próximo do leito do rio foi inundado. Na ocasião, o mecânico teve parte de sua casa destruída. Veículos de cliente também foram atingidos.

Edson disse que o rio ficou mais estreito com a construção de uma ponte, pela Autopista Fluminense, na altura do Km 295,6, o que dificultou a passagem da água. De acordo com o mecânico, os moradores procuraram a prefeitura, após terem sido orientados por um engenheiro da empreiteira que fez a obra, e solicitaram a dragagem do rio, para que o mesmo pudesse escoar, mas não foram atendidos.

“Estamos esquecidos. Espero que com o novo prefeito, possamos ser lembrados. Ano passado, sofremos demais. Eu e outros moradores perdemos quase tudo. Os conhecidos tinham que vir de barcos para buscar a gente e algumas coisas. O meu quintal foi todo destruído. A água levou muita coisa. Se não fizerem nada, aqui vai ser uma nova Xerém”, ressaltou o morador, que reside há 28 anos no bairro.

A Autopista Fluminense informou que o projeto da ponte sobre o Rio Aldeia foi elaborado de acordo com estudo hidrológico realizado na região e aprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e que sua construção não alterou as dimensões do leito do rio.
A concessionária informou também que a construção destina-se a possibilitar uma maior fluidez ao tráfego de longa distância que utiliza a pista central da rodovia, além de melhorar a ordenação do tráfego urbano na região, tornando os acessos à BR-101 e aos estabelecimentos às margens da rodovia mais seguros e beneficiando cerca de 20 mil veículos que transitam pelo local, diariamente.