Meio Ambiente e Urbanismo

Avenida 22 de Maio recebe ação de conscientização em alusão ao Dia Mundial da Água

Por Meio Ambiente e Urbanismo

Publicado em 01/04/2024

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março, a Prefeitura de Itaboraí realizou uma ação com conscientização e distribuição de água para pedestres e motoristas na Avenida 22 de Maio, no Centro, na manhã desta segunda-feira (1º/04).

Fruto de uma iniciativa das secretarias municipais de Segurança (SEMSEG), de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU) e de Transportes (SEMTRANS), a ação contou com distribuição de água alcalina com sais minerais e panfletos informativos sobre a importância da água e as formas de cuidar melhor do recurso. A iniciativa contou também com a participação de integrantes do Grupamento de Ronda Escolar (GERE) e do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPAM).

“O objetivo com a ação foi promover a conscientização dos nossos municípes sobre a importância e preservação da água. É fundamental que a população saiba de que forma utilizar esse recurso fundamental para as nossas vidas. Cada ação conta, desde economizar água em casa até apoiar iniciativas de preservação ambiental. Juntos, podemos garantir um futuro sustentável para todos”, afirmou o coordenador do GEPAM, agente Silveira.

Um dos motoristas que trafegava pela via, o auxiliar de enfermagem Rodrigo Peixoto, de 33 anos, parabenizou a Prefeitura de Itaboraí pela iniciativa.

“Achei muito interessante a iniciativa, pois trata da preservação da água. Por vezes, vemos algumas pessoas fazendo o uso indevido da água e isso afeta o meio ambiente. Com certeza, essa ação vai mudar o pensamento de muitas pessoas sobre a importância desse bem tão precioso que é a água”, disse.

Celebrado anualmente no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre a preservação do recurso natural. Em 2024, o tema da campanha foi “Água para a Prosperidade e a Paz”.