Esporte e Lazer

Atletas de projeto social do município são recebidos com festa e emoção após conquistarem vaga nas Olimpíadas de Paris

Por Esporte e Lazer

Publicado em 12/04/2024

Dia de festa, celebração e homenagens em Itaboraí. O município recebeu, na manhã desta sexta-feira (12/04), três atletas do projeto social do treinador Diego Ribeiro que conquistaram a vaga olímpica no Taekwondo para os Jogos Olímpicos de Paris, que serão realizados entre julho e agosto deste ano na França.

Os jovens Henrique Marques e Edival Pontes conquistaram a vaga durante o Pré-Olímpico disputado em Santo Domingo, na República Dominicana, no inicio de abril. Eles se juntam a Milena Titoneli, que também é atleta do projeto social do professor Diego Ribeiro, e havia conquistado a vaga olímpica em janeiro deste ano.

O trio de taekwondistas desfilou a bordo de um trio elétrico, que saiu da Avenida 22 de Maio, na altura do bairro Santo Expedito, em direção a Porto das Caixas. Ao chegarem no bairro de uma das bases do projeto social, os atletas foram recepcionados com a banda musical do CIEP 424 Pedro Amorim e muita festa da população.

Natural de Porto das Caixas, o jovem Henrique Marques, de 20 anos, celebrou a conquista da vaga inédita para as Olímpiadas de Paris na categoria até 80kg e agradeceu a população pela recepção.

“Vivenciar isso é muito gratificante pra mim, que sou cria de Itaboraí. Ser recebido por amigos, meus familiares e por todos que apoiam esse projeto tão importante pra nós é motivo de muita felicidade. Jamais esquecerei desse dia tão especial e vamos seguir trabalhando em busca da medalha olímpica”, disse Henrique.

Realizado com apoio da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), o projeto social conta com a participação de mais de 200 atletas, entre crianças e adolescentes de Itaboraí e de outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Norte. Referência em todo o país, a iniciativa tem recebido visitas de atletas internacionais como forma de preparação para as grandes competições. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Ruan Abadias, destacou a importância do projeto social na vida de atletas do município.

“O projeto social do treinador Diego Ribeiro é de fundamental importância para os jovens do nosso município, além de ser uma das referências em taekwondo de todo o Brasil. Parabenizo os nossos três atletas, que vão representar a nossa cidade nos Jogos Olímpicos de Paris. Itaboraí é celeiro de atletas de alto nível e é sempre bom ressaltar que a Secretaria de Esporte e Lazer está de portas abertas para o desenvolvimento de esportistas da nossa cidade”, disse o secretário.

Um desses atletas é Edival Pontes, de 26 anos, conhecido como Netinho, que é natural de João Pessoa, na Paraíba, e buscou uma melhor estrutura de treinamento na base de Porto das Caixas do projeto social. Ele ressaltou a importância de ter um espaço que valoriza a preparação física e emocional dos atletas em prol de resultados como a conquista da vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.

“Vim de um bairro muito humilde de João Pessoa, na Paraíba, para buscar melhores condições de treinamento e conquistar a vaga para os Jogos Olímpicos. Tive uma recepção muito boa da equipe do projeto social em Porto das Caixas e só tenho a agradecer ao professor Diego e toda sua equipe. Fico sem palavras pra agradecer tanto carinho e vou fazer de tudo para retribuir tudo isso em Paris”, afirmou.