Trabalho e Renda

Prefeitura e Firjan formam mais de 100 alunos em cursos de qualificação profissional

Por Trabalho e Renda

Publicado em 09/05/2024

Formação para mais oportunidades no mercado de trabalho. Mais de 100 alunos do município receberam os certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional, frutos de uma parceria da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A cerimônia foi realizada no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí, no Centro.

Ao todo, 130 alunos se formaram nos cursos de Almoxarife de Obras, Assistente Administrativo, Operador de Sistemas de Rede, Assistente de Controle de Qualidade e Soldador de Aço Carbono Mag 6g. Representando o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, o secretário municipal de Governo, Pedro Ricardo Queiroz, destacou a importância dos cursos de qualificação profissional para a população de Itaboraí.

“Em primeiro lugar, é fundamental agradecer essa parceria com a Firjan, que tem sido muito importante aqui em Itaboraí. A formação dessas turmas é motivo de muita felicidade pra nós, pois é um passo importante dado na vida de cada um que concluiu o seu curso. O que nós estamos buscando junto dessa parceria com a Firjan, é a preparação da população para aquilo que vem sendo anunciado e que, graças a Deus, é uma realidade, que é a operação do Polo Gaslub”, afirmou o secretário.

A Prefeitura de Itaboraí firmou um acordo de cooperação técnica com a Firjan, em 2023, para a abertura de 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no município. Com a formação das turmas desta quarta-feira (09/05), 203 alunos já se formaram nos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Operações em Logística, Almoxarife de Obras, Operador de Sistemas de Rede, Assistente de Controle de Qualidade, Soldador de Aço Carbono Mag 6g.

O termo prevê a realização de cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Operações em Logística, Assistente de Produção Industrial, Almoxarife de Obras, Eletricista Predial, Pedreiro de Alvenaria Estrutural, Operador de Sistemas Computacionais em Rede, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 4G e Soldador de Aço Carbono Mag 6g.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Dinei Dias, afirmou que a parceria com a Firjan já vem rendendo frutos para o município de Itaboraí.

“A formação e qualificação profissional é a porta de entrada para mais chances no mercado de trabalho. Essa parceria com a Firjan já vem rendendo frutos para os nossos municípes com a formação de centenas de alunos em diferentes cursos de qualificação. O nosso intuito é cada vez mais oferecer oportunidades de qualificação para a nossa população, aumentando assim as chances de entrada no mercado de trabalho”, disse o secretário.