Saúde

Itaboraí inicia 1ª fase da Vacinação contra a Dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Por Saúde

Publicado em 24/05/2024

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), iniciou, nesta sexta-feira (24/05), a 1ª fase da Vacinação contra a Dengue. Itaboraí recebeu mais de 3 mil doses do imunizante, que neste primeiro momento, que está disponível na Unidade Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade (completos). E, a partir do próximo mês, a imunização passará a acontecer em outras unidades de saúde da cidade.

A diretora do Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio de Itaboraí, Katiuscia Lessa, falou sobre a importância da imunização e os riscos causados pela transmissão da dengue.

“A vacinação contra a dengue é um avanço no campo da imunização e torna-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e controle da doença. Reforçando que a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que pode progredir para quadros graves”, explicou Katiuscia Lessa.

Esta fase de imunização tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade (completos), o que torna importante frisar que a vacina é atenuada, ou seja, possui vírus vivos e, por isso, é necessário que a pessoa espere um intervalo de três meses para receber a dose de reforço.

A moradora do bairro Ampliação, Rita Marins, de 44 anos, levou o filho Miguel, de 13 anos, para a vacinação e destacou a importância de aderir à imunização.

“Nossa família sempre procura manter a vacinação em dia. Eu já estava aguardando o início dessa vacinação e quando soubemos que estaria disponível, nos programamos para vir. Estamos aguardando para ver se vai ocorrer alguma reação, mas o Miguel está bem, bem tranquilo. Todos temos que nos vacinar, a prevenção é o melhor remédio”, disse a maquiadora.

Confira as unidades que passarão a vacinar a partir do mês de junho:

-Itambi: 4 de junho
-Agrobrasil: 5 de junho