Educação

Escola Municipal de Artes Professor Washington Luiz José da Costa celebra 35 anos de existência

Por Educação

Publicado em 01/06/2024

Com o tema “Transformando sonhos em oportunidades”, a Escola Municipal de Artes Professor Washington Luiz José da Costa, no Centro, celebrou seus 35 anos de fundação, nesta quarta-feira (29/05). A comemoração contou com uma programação especial, que incluiu música, exposição e homenagens. Gerida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a unidade completa mais um ciclo no dia 31 de maio.

Importante para o desenvolvimento da população, a escola conta atualmente com 600 alunos matriculados, a partir dos 6 anos de idade, que ocupam vagas nos 24 cursos gratuitos que a unidade oferece, sendo pintura em tela, pintura em cerâmica, desenho artístico, corte e costura, modelagem em argila, tricô, crochê, culinária, entre outros. E ainda 19 profissionais, entre professores e equipe administrativa.

O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, destaca a importância da Escola de Artes na formação de novos profissionais e na geração de renda de muitas famílias.

“É muito gratificante ter a Escola de Artes como um equipamento da Secretaria Municipal de Educação, um local transformador que oferece diversos cursos de forma gratuita para a população. Tudo isso proporciona melhora na qualidade de vida e renda familiar da população itaboraiense”, afirma o secretário.

A diretora da unidade, Verônica Antunes, falou sobre a importância de fazer parte da história da escola.

“Muito bom fazer parte desse momento da Escola de Artes, eu que sou servidora municipal há 36 anos, acompanhei vários momentos da escola desde sua criação. Então é muito bom saber que a escola agora está tendo todo apoio da Prefeitura. A gente está podendo sonhar mais alto, porque a escola está vivendo seu melhor momento”, disse a diretora.

A programação contou com apresentação da cantora Carol Vitalino, dinâmica com alunos da escola e exposição de arte oleira. Vale destacar que na semana que celebra os 35 anos da unidade, a Escola Municipal de Artes Professor Washington Luiz José da Costa ofereceu 22 oficinas gratuitas, atendendo mais de 260 pessoas.

A aluna de tricô, Maria Madalena Machado, de 68 anos, conta que entre idas e vindas, é aluna da escola há 12 anos. A moradora do bairro Sossego falou, emocionada, sobre como a unidade transformou sua vida.

“São 35 anos de Escola de Artes, eu estou aqui faz muito tempo e tem sido uma benção desde então. A Escola de Artes é tudo, aqui tem muitos corações fertéis que nos ajudam a cada dia. Só de pensar em vir aqui, o coração se alegra. É muito aprendizado e posso dizer que nos ajuda muito e cada coisa que nós aprendemos aqui é uma benção e todos os trabalhos que eu aprendo aqui resultam em vendas. Só tenho a agradecer a Deus por essa escola, é só benção”, finalizou Maria Madalena

História

A Escola Municipal de Artes Professor Washington Luiz José da Costa surgiu no ano de 1989, no espaço da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, com os cursos de Desenho Artístico e Pintura em Tela. Hoje a unidade é um equipamento da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tornando-se a única escola pública de Artes e Ofícios do Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 25 cursos disponibilizados de forma gratuita para a população.