Agricultura

Prefeitura faz aquisição de novas máquinas e equipamentos de mecanização agrícola

Por Agricultura

Publicado em 07/06/2024

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), adquiriu, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), máquinas e equipamentos de mecanização agrícolas. Vale destacar que essa aquisição impacta diretamente a Agricultura Familiar do município, promovendo aumento da produção e do capital na cidade.

Por meio da emenda, a SEMAGRI adquiriu, no primeiro semestre de 2024, um Trator 90 HP, dois Tratores 80HP, uma Enxada Rotativa, uma Roçadeira Agrícola, uma Grade Aradora e uma Plaina Agrícola Traseira. Essas aquisições totalizam investimento de pouco mais de R$720 mil.

O secretário municipal de agricultura, Abílio Pereira, falou sobre a importância dessas aquisições e como farão a diferença no município, principalmente no que diz respeito a Agricultura Familiar e aumento da produção agrícola na cidade.

“Vamos usar todos esses maquinários e implementos nas áreas rurais, atuando nos sítios e promovendo aumento da área de produção dessa região. Também vamos utilizar esse material nas estradas vicinais, fazendo a limpeza com a roçadeira nas ruas em que passam os ônibus escolares e, principalmente, os produtores rurais individuais da cidade. Chegamos a um nível de demanda de 40% de entrega de merenda escolar, por meio da Agricultura Familiar, por isso a produção tem que ser aumentada. Com esse equipamento, a secretaria se disponibiliza a atender com mais eficiência os produtores rurais. Essa foi a principal intenção dessa aquisição, queremos aumentar a produção agrícola, o ciclo de rendimentos e a demanda, fazendo com que o capital gire dentro do município”, explicou o secretário.

Com o investimento remanescente, o processo segue para licitação e aquisição dos implementos agrícolas, sendo: Roçadeira manual 1,7; Soprador manual 27,2cc; Motosserra 91cc; Corrente Motosserra 42 dentes; Microtrator 13HP; Roçadeira Articulada; Carreta para microtrator.