Saúde

Seminário marca Semana Municipal de Conscientização e Prevenção contra a Violência à Pessoa Idosa

Por Saúde

Publicado em 12/06/2024

Em alusão a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção Contra a Violência à Pessoa Idosa, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu o Seminário do Idoso. O evento ocorreu na última terça-feira (11/05), na Comunidade Batista de Itaboraí (CIB), no Centro. Vale destacar que a segunda semana do mês de junho passou a integrar o calendário da cidade com eventos relacionados à pessoa idosa, após o prefeito Marcelo Delaroli sancionar a Lei nº 2.947, de 25 de fevereiro de 2022. Desde então, são realizadas atividades em referência a esse período na cidade.

O objetivo do Seminário do Idoso é sensibilizar, além dos profissionais de saúde, as instituições que trabalham com idosos e a comunidade em geral, sobre a importância de um olhar atento a esse público. Isso parte do intuito de prevenir ocorrências de violências. Também participaram do evento estudantes de escolas técnicas, funcionários do CREAS, trabalhadores das 10 ILPIs do município, da SEMSA e do Conselho do Idoso. Além do coral de alunos do Centro de Referência de Educação Municipal de Idoso de Itaboraí (CREMII).

Coordenadora da área técnica de Saúde da Pessoa Idosa, Maria Aparecida Coelho destacou a importância dar voz aos idosos do município.

“A importância dessa atividade é a gente dar voz aos idosos, uma vez que a violência acontece dentro do ambiente em que ele deveria estar protegido, que é dentro de casa e junto da família. Então esse é um momento para nós, enquanto profissionais de saúde, sociedade civil e todas as representações, dar voz a esse idoso que muitas vezes está acuado dentro daquele ciclo de violência. O objetivo principal do evento é esse”, disse a coordenadora.

Com o tema “Marcas só no tempo”, o seminário ministrado pela psicóloga especializada em saúde do idoso e políticas públicas para a mulher, Rafaela Gomes, trouxe à tona uma perspectiva diferente do esperado. A profissional de saúde mental, explica o impacto da violência, principalmente na vida da mulher idosa.

“Como a gente já discute muito a questão da violência física contra o idoso e a violência intrafamiliar, eu quis trazer uma perspectiva diferente que é como a sociedade acolhe esse idoso e o lugar da mulher idosa. Essas questões da temática de gênero, em geral, não são tratadas quando a gente fala da mulher idosa. Quando a gente pensa em políticas para as mulheres, por exemplo, a gente pensa em políticas que incluem as mulheres jovens e as necessidades de uma mulher que está em um relacionamento pessoal, que está com filhos pequenos e com a necessidade de creche e a inserção no mercado de trabalho, mas a gente discute pouco a necessidade da mulher idosa. Vamos falar sobre como as questões de gênero perpassam, inclusive, a violência que ela sofre dentro da relação, não só intrafamiliar, mas a relação pessoal e o lugar dela na sociedade”, finalizou Rafaela.

Para denúncias de maus tratos a idosos
Canal do Governo Federal – Disque 100
Conselho do Idoso de Itaboraí – (21) 96751-4115