Itaboraí realiza Caminhada Rosa em conscientização sobre o câncer de mama

Por Saúde

Publicado em 19/10/2024

A Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, foi o local escolhido para sediar a tradicional Caminhada Rosa, ação alusiva à campanha de Outubro Rosa. Com mais de 3 mil inscritos, o evento realizado na manhã deste sábado (19/10), reuniu milhares de mulheres em prol da conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Organizado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde (SEMSA), Turismo e Eventos, e Esporte e Lazer (SEMEL), o evento proporcionou uma manhã de atividades, serviços de saúde e muita animação.

Acompanhado pela primeira-dama, Pâmela Delaroli, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, participou do evento e, mais uma vez, caminhou com a população para destacar a importância da prevenção ao câncer de mama.

“Ver tantas pessoas engajadas em uma causa tão importante como a prevenção ao câncer de mama, me deixa extremamente orgulhoso. Juntos, estamos mostrando que a união faz a diferença, e esse é o caminho para salvarmos vidas. Vamos continuar reforçando essa mensagem e levando mais informação e ações em Saúde para nossa cidade”, expressou Marcelo Delaroli.

Com o intuito de alertar sobre a relevância do autoexame e do acompanhamento médico para a detecção precoce da doença, a caminhada contou com a participação de pessoas de todas as idades. O dia começou com a distribuição das camisas oficiais do evento, seguida de uma sessão de aquecimento, que preparou os participantes para o percurso. O trajeto seguiu pelas ruas Doutor Pereira dos Santos e Avenida 22 de Maio, até a altura do bairro Nova Cidade, retornando para a Praça Marechal Floriano Peixoto. O percurso foi marcado por muita animação, dança e música, contagiando todos ao longo do caminho.

A Caminhada Rosa também atraiu participantes de municípios vizinhos, como São Gonçalo, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim e Teresópolis, mostrando o alcance da mobilização em prol da saúde da mulher. Além da caminhada, o evento contou com um espaço voltado para a saúde, onde foram oferecidos serviços de verificação de pressão arterial (PA), teste de glicemia (HGT), além do agendamento de mamografias, reforçando o foco na prevenção. Ao todo, foram agendados aproximadamente 100 exames, que serão realizados através da Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí entre os dias 21 e 25 de outubro.

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, também destacou o sucesso da caminhada e os avanços na área da saúde no município.

“Graças a Deus, mais uma Caminhada Rosa e eu quero agradecer a presença de todos que estiveram aqui hoje, nosso prefeito também participou e fizemos uma caminhada linda, conscientizando todo mundo. Sinto muito orgulho em dizer que zeramos a fila de mamografias. Só esse ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 5 mil mamografias e, graças a Deus, encaminhamos para a especialidade apenas 64 mulheres. Vamos continuar avançando, para que cada vez mais a Saúde de Itaboraí seja referência”, afirmou o secretário.

Para garantir a segurança de todos os participantes, agentes da Guarda Municipal e das secretarias municipais de Segurança e Transporte, interditaram parcialmente as vias do percurso e fizeram desvios pontuais para evitar transtornos no tráfego. O evento contou ainda com distribuição de água. Animando os participantes, o som ficou por conta da cantora Dedyane Almeida.

A vendedora, Jucineide Silva, de 45 anos, participou pela primeira vez do evento e contou um pouco sobre sua história de superação.

“Essa é a primeira vez que participo da Caminhada Rosa e eu amei. Foi muito melhor do que eu esperava. O ponto alto foi ver tantas pessoas reunidas por essa causa. Eu tive câncer há 15 anos e agora eu entrei para o grupo das “Amigas do Peito”, naquela época não existia esse apoio. Estar aqui foi uma experiência muito boa. Digo sempre que se amem e se toquem. Não deixem de se tocar, porque eu descobri um nódulo quando eu tinha 27 anos, mas os médicos me disseram que eu não tinha nada. Quando completei 30 anos o câncer foi confirmado, mas Deus foi muito bom e eu não tive metástase. Por isso, cuidem-se e se informem sempre”, finalizou Jucineide.