Educação

Educação: Prefeitura inaugura novas salas que promovem práticas pedagógicas, leitura e pesquisa

Por Educação

Publicado em 21/10/2024

Na última quarta-feira (16/10), a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou as salas Beatriz Nascimento e Nilza Campos, integradas na Escola Municipal Profª. Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia. Esses espaços tem como objetivo promover um ambiente favorável às práticas educacionais para desenvolvimento de ações pedagógicas.

A Subsecretária de Gestão e Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Gláucia Vieira, falou sobre a importância dessas inaugurações e como elas podem elevar a qualidade do ensino ofertado em Itaboraí.

“A Sala Beatriz Nascimento e a Sala Nilza Campos constituem dois espaços diversificados de aprendizagem relevantes para os estudantes da E.M. Profª Marly Cid e para o contexto da Rede Municipal. Sinto-me muito feliz em saber que nossos alunos terão acesso a esses ambientes, contando com práticas pedagógicas antirracistas e anticapacitistas, fundamentais para a formação de cidadãos críticos. Agradeço a todos que se empenharam para a concretização desses projetos que, certamente, contribuirão para a melhor qualidade da Educação.” disse a subsecretária

A Sala Beatriz Nascimento foi pensada com o objetivo principal de desenvolver ações e práticas pedagógicas voltadas para pautas antirracistas e anticapacitistas. Este ambiente também servirá como um espaço para formação docente, além de executar práticas que contribuam para um processo de ensino e aprendizagem mais representativo e significativo para os estudantes, majoritariamente negros.

Vale destacar que as práticas e atividades pedagógicas que serão desenvolvidas com os alunos, fazem referência a interseccionalidade entre raça, deficiência e outras dimensões, como a social e de gênero.

Já a Sala Nilza Campos, funciona como um espaço de leitura, proporcionando um ambiente favorável às dinâmicas que envolvem a leitura literária e outros diferentes tipos e gêneros textuais. Além de ser um espaço pensado para incentivar e introduzir a pesquisa na vida acadêmica dos alunos.

É importante informar que quatro profissionais da Escola Municipal Profª Marly Cid Almeida de Abreu, foram contemplados com uma bolsa para participar do projeto. Um deles é o professor Peter Rosa, que fez parte do projeto referente à Sala Beatriz Nascimento e falou sobre como foi participar do desenvolvimento dessa proposta.

“Sinto-me muito honrado pela oportunidade de participar do projeto da Sala Beatriz Nascimento. Agradeço enormemente a coordenadora Luiza Oliveira e a Psicóloga Vivian da Conceição Vitorino pela parceria com a nossa escola Profª. Marly Cid Almeida de Abreu. O projeto contribuiu significativamente para a minha formação docente por meio dos encontros de discussão teórica e desenvolvimento de atividades e materiais, que estarão disponíveis para todos os docentes que desejarem ter acesso para o trabalho com os estudantes. Ter um espaço físico multifuncional, com diversos equipamentos e com acessibilidade, representa um enorme ganho para a Educação, contribuindo para a formação integral, crítica e cidadã dos nossos educandos”, finalizou o professor.

A Sala Beatriz Nascimento conta com equipamentos e mobília financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), que além de atender a sala, contribuiu com outros espaços da escola.