Saúde

Prevenção do câncer de mama é tema de roda de conversa voltada para corporação feminina da Guarda Municipal

Por Saúde

Publicado em 24/10/2024

Nesta quinta-feira (24/10), a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu mais uma iniciativa em apoio ao Outubro Rosa: uma roda de conversa com foco na conscientização sobre o combate ao câncer de mama. O evento teve como público-alvo as mulheres da Guarda Municipal de Itaboraí e ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, reunindo profissionais da saúde e integrantes da corporação para discutir a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados preventivos.

Ao chegarem, as mulheres foram recebidas com laços cor-de-rosa, um símbolo internacional que representa a luta contra o câncer de mama. A abertura do encontro foi conduzida pelo Comandante da Guarda Municipal, Alexandre de Lima Barbosa, que destacou a importância do evento e a inovação da ação dentro da corporação.

“Em 10 anos de Guarda Municipal, nunca vi um evento sendo realizado dessa forma. Então, em nome da Secretaria Municipal de Segurança, eu gostaria de agradecer a cada uma de vocês que se propuseram a estar aqui aprendendo. E acredito que vá ser gratificante para cada uma”, afirmou o comandante.

Em seguida, o grupo participou de uma sessão de alongamento liderada pela coordenadora do Projeto Integrar e educadora física, Danielle D’Oliveira. Após o alongamento, a coordenadora do projeto social “Amigas do Peito”, voltado para o acolhimento de mulheres acometidas pelo câncer de mama, Rose Knupp, , conduziu uma roda musical, na qual todas puderam cantar juntas, criando um momento de união e amparo. As participantes também desfrutaram de um café da manhã antes de iniciar a roda de conversa, que foi o ponto alto da programação.

A roda de conversa foi liderada pela enfermeira, Andréa Damasceno, diretora do Departamento de Políticas Estratégicas da SEMSA, que reforçou o objetivo do encontro.

“Eu digo que prevenção é o caminho. Informação é o caminho. Salvamos vidas com informação. Estamos aqui para conversar e tirar dúvidas”, ratificou a enfermeira.

Durante o evento, as mulheres puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas com os profissionais presentes, tornando o encontro um espaço de aprendizado e troca de experiências.

O evento contou com a presença de outras autoridades como a secretária municipal de Compras, Licitações e Contratos, Edna Ferreira da Silva; a subsecretária de Atenção Primária, Marcelle Andrade de Souza; a coordenadora da Saúde da Mulher e enfermeira, Lilian Pacheco; a assistente social e responsável pelo Planejamento Produtivo, Rosana Passos e a subcomandante da Guarda Municipal de Itaboraí, Carla Araújo.