Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Meio Ambiente e Urbanismo

Itaboraí marca presença na Jornada Jovens Talentos da FAPERJ

Por Meio Ambiente e Urbanismo

Publicado em 26/11/2024

Nesta terça-feira (26/11), 12 dos 28 bolsistas que integram pesquisas realizadas no Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí (PNMPSJI), participaram da Jornada Científica Jovens Talentos, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O evento deste ano foi sediado no Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Avançado Maricá.

Acompanhados pelo gestor do parque, Luís Otávio Castro, os bolsistas apresentaram três trabalhos científicos que abordam estudos desenvolvidos no local. Segundo Luís Otávio, a participação no evento é uma oportunidade valiosa para divulgar as pesquisas realizadas no Parque Paleontológico e estimular o intercâmbio de conhecimentos entre estudantes e pesquisadores de diferentes instituições.

“É fundamental compartilhar as pesquisas realizadas no Parque com outros participantes do evento. Isso não apenas fortalece o reconhecimento do nosso trabalho, mas também proporciona aos estagiários o contato com alunos e pesquisadores de outras instituições do estado, incentivando a continuidade de suas formações acadêmicas e o ingresso no ensino superior”, destacou o gestor.

Os trabalhos apresentados trataram de temas como a evolução histórica da Bacia Sedimentar de Itaboraí, a composição da bacia calcária de São José e os fósseis encontrados no Parque Paleontológico. As pesquisas foram exibidas em formato de banner e desenvolvidas por bolsistas do Programa Jovens Talentos, da FAPERJ.

Ao todo, oito instituições públicas apresentaram pesquisas: o Parque Paleontológico de São José de Itaboraí, IFF Maricá, IFF Cabo Frio, IFF Itaboraí, Colégio Municipal Rui Barbosa, Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, Escola Técnica Estadual Hélber Vignoli Muniz e Instituto Federal do Rio de Janeiro.

O Programa Jovens Talentos, criado em 1999, é uma iniciativa de pré-iniciação científica destinada a estudantes do ensino médio e técnico. Coordenado pelas Fundações Cecierj e FAPERJ, o programa visa fomentar o interesse pela pesquisa e incentivar a formação de futuros cientistas no estado do Rio de Janeiro.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe