Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Cerimônia de premiação exalta a dedicação e talento dos alunos do Espaço AMES

Por Educação

Publicado em 06/12/2024

Marcada por grande emoção, a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e do Projeto Caça Asteroides reuniu no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, nesta sexta-feira (06/12), corpo docente, familiares e alunos do Espaço de Atendimento Multidisciplinar em Educação e Saúde (AMES). O evento, que homenageou os estudantes com altas habilidades, foi um marco na valorização do potencial acadêmico e científico das crianças e jovens assistidas pelo município.

A diretora do Espaço AMES e coordenadora da Educação Especial do Município, Valéria Sales, fez um discurso emocionante, parabenizando os alunos e ressaltando a importância da educação e da perseverança.

“Parabéns exploradores dos céus e conquistadores do espaço! Esses alunos não apenas ultrapassaram barreiras e desafiaram a gravidade, mas também mostraram o poder da imaginação, do conhecimento e do trabalho em equipe. Seja ao lançar foguetes com precisão ou encontrar meteoros em sua jornada cósmica, eles demonstraram que os limites existem apenas para serem superados. Que esta medalha seja um símbolo de dedicação e paixão pela ciência e pela exploração. Continuem voando alto, pois o universo é vasto e cheio de mistérios esperando para serem desvendados. Eles são uma inspiração para todos nós. Parabéns por essa conquista estelar. Que esses estudantes sejam luz para muitas pessoas e que nunca desistam dos seus sonhos. Sim, será difícil às vezes, mas nunca desistam. E, pais, nunca desistam dos seus filhos. Isso é o mais importante de tudo. Desejo a todos um final de ano maravilhoso e que no próximo ano possamos estar todos juntos novamente”, expressou a diretora.

A cerimônia contou com a entrega de medalhas de reconhecimento aos alunos que se destacaram nas competições, incluindo a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e o Projeto Caça Asteroides, com medalhas de honra ao mérito, ouro, prata e bronze. Além disso, foram premiados alunos da Olimpíada da Região dos Lagos de Foguete (Orla Flog). A medalha de honra ao mestre foi entregue ao professor Carlos Alexandre Ribeiro Dorte, em reconhecimento ao seu trabalho dedicado com os alunos.

Davi Carlos Viana, de 9 anos, estudante da Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu, foi um dos premiados na cerimônia. Sua mãe, Juliana Barrozo Viana, de 34 anos, também fez questão de expressar sua emoção.

“Eu acho muito importante, porque desenvolve as habilidades da criança e faz com que ela se desenvolva melhor. Trazer um professor para essa área de ciências e estimular os alunos dessa forma é incrível, porque ele está ensinando muito para eles e para o futuro deles, talvez para uma faculdade próxima. É realmente uma explosão de emoções”, finalizou a dona de casa, emocionada.

O Espaço AMES foi criado pelo decreto municipal nº 28, de 7 de março de 2022, e tem como objetivo oferecer suporte multidisciplinar aos alunos com altas habilidades. Localizado na Travessa Alfredo Azeredo Coutinho, o espaço conta com uma estrutura completa, incluindo quatro salas de aula, três consultórios, sala de oficina, sala de recursos, sala de altas habilidades, além de áreas administrativas e de lazer.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe