VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Em dois dias Mutirão da Catarata devolve visão a mais de 100 pessoas em Itaboraí
Por Saúde
Publicado em 10/01/2025
Nos dois primeiros dias de cirurgias do Mutirão da Catarata, mais de 100 procedimentos foram realizados no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ), em Nancilândia. A ação, promovida pela Prefeitura de Itaboraí por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), busca zerar a fila para essa especialidade cirúrgica, devolvendo a visão e a qualidade de vida à população que necessita do atendimento. É importante informar que o mutirão continuará nos dias 11, 12, 18 e 19 de janeiro, no HMDLJ e tem como objetivo atender 520 pessoas.
O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, destacou a importância do mutirão e o empenho de toda a equipe para zerar a fila de cirurgia.
“A gente está muito feliz por estar zerando a fila de cirurgia de catarata. Essa é a primeira fila que vamos zerar. Serão 520 pessoas operadas e, em dois meses, mais 300 pessoas serão beneficiadas. Vamos avançar para outras cirurgias, como vesícula, hérnia e mioma, porque sabemos que muita gente está esperando e precisa desses procedimentos. Parabéns a todos os envolvidos, à equipe do Leal Júnior e, especialmente, ao prefeito Marcelo Delaroli, que está transformando a saúde de Itaboraí, junto com o deputado estadual Guilherme Delaroli; o deputado Federal Altineu Côrtes e o nosso vice-prefeito, Elber Correa”, disse o secretário.
O Mutirão da Catarata foi iniciado em dezembro de 2024 com consultas e exames pré-operatórios realizados no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI), em Quissamã. A fase das cirurgias começou na última quinta-feira (09/01), com 57 procedimentos realizados no primeiro dia e mais 59 no segundo dia (10/01).
Os pacientes contam com transporte na entrada da unidade para facilitar o acesso ao hospital e foram recepcionados pelo vice-prefeito, Elber Corrêa, e pelo secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna. O vice-prefeito celebrou o impacto positivo da ação.
“Estou muito feliz em ver nosso pessoal entrando com dificuldade para enxergar e saindo operado, enxergando novamente. Parabéns ao secretário de Saúde e ao prefeito Marcelo Delaroli por essa atitude que transforma vidas”, expressou o vice-prefeito.
Após a cirurgia, cada paciente terá três consultas de acompanhamento, sendo a primeira nos dias 11 e 12 de janeiro, no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI), para os operados nos dias 09 a 12. Haverá ainda, a segunda revisão após sete dias e a terceira após 30 dias da operação.
Floriano Ferreira, de 78 anos, morador do bairro Venda das Pedras, foi um dos beneficiados e comemorou a nova fase.
“É muito bom viver isso, enxergar de novo. Agradeço à Prefeitura e a todos os envolvidos. Estou feliz demais”, contou Floriano.
O mutirão é realizado por meio do Programa Nacional para Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, do Ministério da Saúde, que promove a diminuição das filas com a liberação de recursos. A operacionalização dessas ações é executada pela Secretaria Municipal da Saúde de Itaboraí.
Secretaria Municipal de Comunicação