Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Itaboraí avança na imunização contra a Covid-19

Por Saúde

Publicado em 24/01/2025

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), anuncia as novas diretrizes para a vacinação contra a Covid-19 em 2025. No último ano, o município registrou 418 casos da doença, reforçando a necessidade de manter a imunização como prioridade. O objetivo é garantir a proteção da população e manter os índices de imunização em alta, adaptando-se à evolução do vírus.

Entre as novidades, está a inclusão da vacina contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação para idosos e gestantes. Idosos deverão receber uma dose de reforço a cada seis meses, enquanto gestantes podem ser imunizadas em qualquer momento da gestação e em cada nova gravidez. A vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, iniciada em 2023, tornou-se obrigatória no Calendário Nacional de Vacinação em 2024 e continua sendo prioridade em 2025. O esquema vacinal para este público consiste em duas ou três doses, dependendo da vacina disponível.

Indivíduos acima de 5 anos com comorbidades ou condições que aumentam o risco de desenvolver formas graves da doença também estão incluídos na nova estratégia. Entre os grupos prioritários estão pessoas com diabetes, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, doenças renais crônicas, doenças hepáticas, doenças hematológicas, imunodeficiências, além de pessoas vivendo com HIV/AIDS e transplantados. A frequência de vacinação para este grupo varia entre anual e a cada seis meses, dependendo da condição específica.

A diretora do Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio da SEMSA, Katiuscia Lessa, destacou a importância da atualização constante dos imunizantes.

“As vacinas contra a Covid-19 vêm sendo atualizadas à medida que a evolução genética e antigênica da proteína spike continua se distanciando do vírus original. O objetivo da atualização é melhorar a resposta imunológica induzida pelas vacinas às variantes circulantes do vírus, especialmente naqueles indivíduos com maior risco para as formas graves da doença, como idosos e imunocomprometidos”, explicou a diretora.

A vacinação está sendo realizada em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É importante informar que algumas unidades funcionam com dias e horários diferenciados para realização dessa imunização. Confira abaixo:

Jardim Planalto: toda quarta-feira
Helianópolis: toda quarta-feira
São Joaquim: quartas-feiras quinzenais (15/15 dias)
Engenho Velho: quintas-feiras quinzenais (15/15 dias)
Picos: uma sexta-feira por mês
Sambaetiba: uma quinta-feira por mês

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe