Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Cultura

Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres inicia o mês de abril com duas exposições inéditas

Por Cultura

Publicado em 31/03/2025

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), um dos principais espaços de arte e cultura do Rio de Janeiro, abre suas portas para duas exposições inéditas a partir do dia 3 de abril, às 18 horas. Com entrada gratuita, os eventos prometem encantar e surpreender o público de Itaboraí e região com a riqueza da arte naïf e a profundidade das expressões do inconsciente.

A exposição “Arte Naïf por Todo Rio” traz, pela primeira vez a Itaboraí, integrantes do grupo Artistas ANRIO. Coordenada pela artista Córa Azêdo, a mostra reúne obras que traduzem a essência da arte naïf, que é um estilo caracterizado pela espontaneidade, cores vibrantes e ausência de formalismos acadêmicos. A exposição ficará em cartaz até 29 de abril.

Os artistas participantes são Córa Azêdo, Helena Rodrigues, Andreia Teixeira, Andréa Guim, Rosmarie Reifenrath, Márcio Oliveira, Valéria Grille e Bebeth Faber. Além da exposição, um concurso cultural premiará as três melhores obras, escolhidas por um júri composto por artistas plásticos de Itaboraí.

Segundo Córa Azêdo, a iniciativa surgiu após o fechamento do Museu de Arte Naïf do Rio, em 2016, que deixou muitos artistas sem espaços para exposição.

“Nosso grupo foi criado com o intuito de realizar mostras coletivas dentro do estado. Estamos muito animados em iniciar essa trajetória na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres”, destaca Córa

Para o subsecretário de Cultura e gestor da CCHAT, Alan Mota, a exposição promete um grande impacto visual.

“A arte naïf tem uma proximidade única com o cotidiano das pessoas, sendo sensível e acessível para todas as idades. Será uma experiência especial para o público”, afirmou Alan Mota.

Paralelamente, a Sala do Artista Local Bira Alma Reggae recebe a exposição “Sonhos e Raízes do Inconsciente Filtrando a Realidade”, da artista Ed Soartes. Mineira de Belo Horizonte e moradora de Itaboraí, Edna Moraes Soares, nome por trás da assinatura artística, apresenta um conjunto de quadros e objetos, como filtro dos sonhos e árvore da vida, explorando diversas técnicas para traduzir as manifestações do inconsciente.

Com formação em Administração e anos de atuação no mercado financeiro, Ed Soartes reencontrou sua paixão pela arte em 2005. Hoje, trabalha com técnicas variadas, como nanquim, lápis de cor, grafite, aquarela e xilogravura. Atualmente, cursa Ilustração e MBA em Gestão e Produção Cultural. Além de suas criações artísticas, mantém o canal
“Minas Rio Receitas” no YouTube, onde une arte e gastronomia, relacionando obras de arte a receitas culinárias.
A exposição “Sonhos e Raízes do Inconsciente Filtrando a Realidade” também estará aberta ao público até o dia 29 de abril.

Serviço:
Local: Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres
Data: De 03 de abril até 29 de abril
Horário: 18h
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro Histórico de Itaboraí
Contato: Whatsapp (21) 98958-8727 | Telefone (21) 2635-4291
Entrada gratuita

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe