Meio Ambiente e Urbanismo
Itaboraí quer promover sua 1ª Paralimpíada Municipal
Por Meio Ambiente e Urbanismo
Publicado em 06/02/2013
O secretário de Esportes e Lazer de Itaboraí, Sérgio Gil, anunciou nesta quarta-feira (06/02) a intenção de realizar a primeira edição da Paralimpíada do Município. Segundo Gil, a secretaria está se empenhando no sentido de levar o esporte a toda população, incluindo os portadores de necessidades especiais.
As Paralimpíadas ainda não têm data marcada, mas o secretário já começou a preparar a cidade para o evento. O primeiro passo, explica ele, é trazer atletas paralímpicos brasileiros à cidade para a realização de palestras, competições preliminares e visitas às comunidades.
“Queremos que esses atletas tragam para Itaboraí suas experiências; contem como se superaram e se tornaram grandes campeões. Em seguida, descobriremos onde estão nossos atletas e vamos incentivá-los a participar”, diz Sérgio Gil.
Prédio acessível
A primeira iniciativa de Sérgio Gil para contribuir com a melhoria na qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais será modificar o prédio da Secretaria de Esporte e Lazer, localizado no centro de Itaboraí, que passará por adaptações.
Atualmente, o imóvel, que pertence à Prefeitura, não possui rampas e nem cumpre com as obrigatoriedades de acesso. De acordo com Gil, uma solicitação já foi enviada à Secretaria de Obras para que rampas e banheiros adaptados sejam construídos no local.
O Brasil é um dos maiores medalhistas das Paralimpíadas. Nos últimos Jogo Paralímpicos, em Londres, os atletas brasileiros conquistaram 43 medalhas, o que rendeu ao país a 7ª posição no ranking mundial. Nos jogos Parapanamericanos de Guadalajara, o país ficou em 1º lugar, assim como na edição realizada no Rio de Janeiro, em 2007.