VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Hospital começa a realizar cirurgias de catarata
Por Saúde
Publicado em 11/05/2014
A partir deste sábado (10/05), o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior passou a oferecer facoemulsificação ultrassônica, a cirurgia oftalmológica para correção da catarata.
“É com muita satisfação que passamos a realizar esse procedimento, que, além de saúde, fazendo com que as pessoas voltem a ter uma boa visão, ajudará, também, a trazer dignidade e autoconfiança às pessoas, permitindo que elas possam melhorar a mobilidade e se sentir mais produtivas”, disse Marcos Souza, diretor geral do hospital.
No primeiro dia, foram atendidos 22 idosos. A ideia é que, a partir do próximo sábado, sejam 25 por semana, concretizando 100 por mês. Para isto, a unidade conta com duas equipes de cirurgia, cada uma com um oftalmologista, um anestesista, um enfermeiro e técnicos de enfermagem.
“O procedimento consiste em retirar o cristalino, que é o óculos natural do olho humano e fica opaco de acordo com o avanço da idade, e introduzir uma lente no local. Aqui, estamos utilizando uma gelatinosa, que, inclusive, reduz o tempo da cirurgia (em média 20 minutos) e de recuperação (cerca de 15 a 20 dias)”, disse Eduardo Jorge, coordenador da oftalmologia.
Para realizar o procedimento, o cidadão precisa, antes, comparecer ao ambulatório de oftalmologia, localizado na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira (Filoco), no Centro de Manilha. Lá, será avaliado e, conforme necessidade, encaminhado para a operação gratuita. Após a cirurgia, ele continua sob observação, fazendo um acompanhamento periódico na unidade.
“Já estava há dois anos aguardando por essa operação. Tentei em todos os lugares e fiquei feliz demais em poder fazer aqui, na minha cidade, e sem pagar nada”, disse Maria Érica dos Santos, 66 anos, aposentada, moradora do Centro de Sambaetiba, acompanhada da filha Rosimere Chaves.
Catarata
A catarata é uma lesão ocular que faz com que os raios luminosos não consigam atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade para enxergar com nitidez. É um algo inevitável que ocorre em todas as pessoas com o avanço da idade, sendo o único tratamento feito através de procedimento cirúrgico.
Noticias em Destaque