Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Turismo e Eventos

Itaboraí realiza I Copa de Seleções de escolinhas de futebol

Por Turismo e Eventos

Publicado em 04/07/2014

Nesse sábado (05/07), Itaboraí sedia sua própria Copa do Mundo, quando cerca de 500 crianças entrarão em campo pela I Copa de Seleções Paec – Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias – desenvolvido pela Prefeitura. Divididos em 20 equipes, os garotos da categoria mirim (sub-13) disputarão o campeonato com uniformes semelhantes aos das seleções participantes da competição da Fifa.

Representantes das escolinhas de futebol de Itaboraí no lançamento da I Copa Paec

“Esta iniciativa vem com o intuito de aproveitarmos a Copa do Mundo para deixarmos um legado às escolinhas. Serve, também, como ponto de partida para o calendário de campeonatos oficiais da cidade, que se inicia agora neste segundo semestre”, disse Marcos Pereira, secretário municipal de Espote, Lazer e Turismo.

Quatro sedes receberão o torneio: Granjas Cabuçu, Visconde de Itaboraí, Venda das Pedras e Vila Esperança. Cada uma recebe cinco equipes, que se enfrentarão entre si turno único, passando às quartas-de-final as duas melhores de cada chave. Toda a fase de mata-mata será disputada no sábado seguinte (12/05), no Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão.

Toda a fase classificatória ocorrerá neste sábado (05/07). As partidas terão duração semelhante às do antigo Torneio Início do Campeonato Carioca Oficial. No caso da Copa de Seleções Paec, serão dois tempos de 10 minutos cada.

“Essa ideia foi maravilhosa. É uma maneira de agregar valor às nossas escolinhas e manter os jogadores em atividade, o que é muito importante nesta época em que eles ficam um pouco ociosos devido às férias escolares”, disse João Henrique dos Santos, professor da Toque de Bola, escolinha do Calundu, sorteada para disputar a competição com as cores da Itália. “Fiquei muito feliz, uma vez que as cores coincidem com nosso uniforme do dia-a-dia, que também é azul e branco”, completou.

Subsecretário Alexandre Arêas entrega uniforme para um dos representantes de escolinhas - Foto Sandro Giron

Os uniformes utilizados na I Copa Paec ficarão como legado para todas as 20 escolinhas. Durante as partidas, todos os atletas receberão lanches. A arbitragem é profissionao, e foi cedida pela Liga Desportiva de Itaboraí (LDI).

Paec

O Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias de Itaboraí conta com professores voluntários, que recebem da Prefeitura orientação pedagógica e material esportivo, como coletes, cones e bolas. Além do treinamento esportivo, os atletas contam com apoio de diversas secretarias, como a pasta de Educação e Cultura, que disponibiliza serviços de inclusão em sala de aula. A Saúde estabelece um canal de contato permanente dos professores das escolinhas com os coordenadores dos programas de atenção básica, como Dengue; DST, Aids e Hepatites Virais; e Tabagismo. Já o Desenvolvimento Social atua com o Bolsa-Família e suporte de acessibilidade e reabilitação social. A Secretaria de Trabalho e Renda cadastra os pais dos alunos no Sistema Nacional do Emprego.

Confira abaixo as divisões por grupos e o horário de início de disputa de cada sede. Entre parênteses, a seleção a ser representada pelas cores da camisa de cada escolinha:

Grupo A – Vila Esperança (Campo do Esperança)
12h30min
Jhon Wesley (Uruguai)
Engenho Velho (Argélia)
Projeto Esperança (Portugal)
Capital (Rússia)
Asa Branca (Holanda)

Grupo B – Granjas Cabuçu (Campo do Uberlândia)
12h30min
Uberlândia (México)
Joga Fácil (França)
Morada do Sol (Croácia)
Planalto (Equador)
Marambaia (Alemanha)

Grupo C – Centro de Visconde de Itaboraí (Campo do Ferroviário)
7h30min
Ferroviário (Nigéria)
Toque de Bola (Itália)
Moacir (Espanha)
Cidadão (Grécia)
Gol da Vida (Bélgica)

Grupo D – Venda das Pedras (Campo da Estação)
7h30min
Teimosinho (Inglaterra)
CEPPP (Argentina)
Pico (Colômbia)
Pacheco (Camarões)
Projeto Creia (Chile)

Compartilhe