Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Profissionais do Hospital participam de curso básico de Suporte à Vida

Por Saúde

Publicado em 24/02/2021

Reunião da Saúde - PMI (1)A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa em Saúde (NEPPS), promoveu nesta quarta-feira (24/02), na sede da pasta, o Curso Básico de Suporte à Vida com as atualizações específicas das diretrizes da American Heart Association para suporte básico de vida em pediatria e para adultos, e qualidade de ressuscitação cardiopulmonar. O curso foi voltado para os profissionais responsáveis pelo primeiro atendimento da emergência do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia.

Voltado para parte prática, o curso teve como palestrante, o técnico de Emergência Médicas e instrutor dos cursos internacionais Basic Life Support (BLS), Internacional Trauma Support (ITS) e Resgate Médico de Emergência (EMR), Claudemir Quirino, que demonstrou manobras cardiorrespiratórias e debateu as principais alterações nas diretrizes da associação americana. Segundo o estudo da entidade, as atualizações quando são aplicadas têm um resultado positivo na diminuição dos óbitos e sequelas dos pacientes de emergência.

“É minha primeira atualização. Acho importante a gente se manter atualizado ainda mais quando o curso não é teoria e tem conhecimentos práticos que podemos aplicar na nossa rotina no hospital”, opinou Mariana Rodrigues, técnica de enfermagem presente na capacitação.

Todos os presentes no curso serão multiplicadores do conhecimento nos seus setores na unidade de saúde. A ideia da Secretaria Municipal de Saúde também é expandir o curso para as Unidades Básicas de Saúde e para Guarda Municipal. E ainda promover mais capacitações para os profissionais de saúde municipal.

“Uma das nossas prioridades é sempre promover a capacitação e trazer o que tem de mais atual na prática médica para nossos profissionais. Trouxemos representantes da equipe de enfermagem, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem, que são os profissionais que atuam no primeiro atendimento, na chegada do paciente a emergência. Quando o suporte básico é bem feito, os procedimentos avançados têm melhores resultados”, disse o secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti.

A abertura do curso contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti; a diretora do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, Patricia Rodriguez; o coordenador do SAMU, Sérgio Pereira dos Santos, e o assessor especial do Gabinete da Prefeitura de Itaboraí, Marcelo Figueiredo, que estava representando o prefeito.

Assessoria de Comunicação Social

Compartilhe