Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Segurança

Guarda Municipal promove projeto “Percussão nas Férias” para jovens da rede pública de Itaboraí

Por Segurança

Publicado em 14/07/2025

Durante o recesso escolar de julho, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Segurança em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, lançou o projeto “Percussão nas Férias”, promovido pela Banda da Guarda Municipal. A iniciativa oferece formação teórica e prática em percussão para adolescentes de 12 a 18 anos, com foco na técnica de caixa (tambor militar), bumbo e pratos.

Com as aulas iniciadas nesta segunda-feira (14/07), o projeto acontece na Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, localizada no bairro Ampliação, e segue até o dia 25 de julho, com encontros às segundas, quartas e sextas-feiras, no turno da manhã.

No total, foram abertas 45 vagas eletronicamente. A formação é gratuita, voltada prioritariamente para estudantes da rede municipal, e não exige experiência prévia com instrumentos musicais. A proposta é estimular o contato inicial com a linguagem musical, fortalecer vínculos com a comunidade e ocupar o tempo dos jovens durante as férias com atividades educativas e culturais.

As aulas são ministradas pelos próprios guardas municipais que integram o naipe de percussão da Banda da Guarda, todos músicos profissionais com experiência em apresentações e formações pedagógicas. Além da prática instrumental, os alunos também aprendem noções de leitura rítmica e trabalho em grupo.

“A Banda da Guarda Municipal atua como agente preventivo da segurança pública. Com projetos como o Percussão nas Férias e o Educasom, levamos música para dentro das comunidades e contribuímos para uma cultura de paz e de pertencimento entre os jovens”, destacou o GM Anderson Clayton, um dos idealizadores do projeto.

O “Percussão nas Férias” integra as ações de aproximação comunitária da Banda da Guarda Municipal, que já atua nas escolas com o projeto Ronda Musical, e oferece, ao longo do ano, aulas de instrumentos de sopro e percussão por meio do projeto Educasom.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe