Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Atividades marcam Dia da Luta Antimanicomial no município

Por Saúde

Publicado em 18/05/2022

Atividades marcam Dia da Luta Antimanicomial na Praça Marechal Floriano Peixoto (2)Uma série de atividades promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Departamento de Saúde Mental, marcou o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quarta-feira (18/05). Dezenas de pessoas se reuniram na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, para contar as suas histórias de vida e celebrar a volta por cima dada através do atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.

Durante o evento, foram realizados alongamento e dança, apresentação dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSI) Marinéa Barreto, roda de conversa com psiquiatra sobre saúde mental e luta antimanicomial, exposição dos trabalhos feitos pelos usuários, distribuição de panfletos e piquenique.

Presente na cerimônia, o coordenador do Departamento de Saúde Mental, Guilherme Manhães, ressaltou a importância do atendimento feito pelas unidades do CAPS em Itaboraí como forma de ressocialização dos usuários.

“Não se deve excluir essas pessoas e as colocar em manicômios. O nosso dever é trazer elas de volta para a sociedade através de diversas atividades feitas nas unidades. Temos uma equipe multidisciplinar que conta com psiquiatra, assistente social e terapeuta ocupacional que leva todo o tratamento necessário para essas pessoas. Atualmente, atendemos mais de 10 mil pessoas na cidade”, disse.

Os pacientes do CAPS recebem diariamente café da manhã, almoço e medicação. Depois participam de atividades como: oficinas de artesanato, jardinagem, e atividades físicas. Morador de Itaboraí, Francisco José, de 59 anos, comentou a evolução após receber o atendimento da unidade localizada no bairro Jardim Imperial.

“Sem o CAPS, eu não seria metade do que eu sou hoje. Só eu sei o que passei durante os mais de 10 anos que passei internado em um manicômio, vi gente sofrendo. Com o CAPS, consegui tirar os meus documentos, abrir minha conta no banco, voltei a ter uma vida de verdade e agora sou artesão e vivo através da venda dos meus produtos. É uma sensação inesquecível e nunca serei capaz de retribuir o que eles fizeram por mim”, disse.

Serviço

Centro de Atenção Psicossocial Adulto – CAPS Celeste Maria Campos
No local o atendimento é realizado 24h por dia.
Endereço: Rua Promotor Ciro Olímpio 358 Jardim Imperial.

Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – CAPSI Marinéa Barreto
Atende de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h.
Endereço: Travessa Alfredo Azeredo Coutinho, 3, Centro

Centro de Atenção Psicossocial Álcool outras Drogas – CAPSad Lima Barreto
Atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Rua José Serpa Ferraz, nº 1462, em Nova Cidade.

 

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe