Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Agricultura

11ª Itaflores terá exposição, venda de plantas e oficinas gratuitas. Inscrições abertas para diversos cursos

Por Agricultura

Publicado em 25/11/2014

A cidade de Itaboraí, 2ª maior produtora de plantas ornamentais do Estado do Rio, promove nos dias 28, 29 e 30 de novembro, a 11ª edição da Itaflores, tradicional exposição do setor realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. A expectativa é a de que cerca de 20 mil pessoas compareçam ao evento, que conta com exposição, workshops e palestras. Na ocasião, o público poderá adquirir flores e plantas de 1ª qualidade a preços especiais e ter contato direto com os principais produtores locais.As oficinas ocorrerão no sábado e domingo, e as inscrições já estão abertas.

O prefeito Helil Cardozo abrirá oficialmente a 11ª Itaflores às 17h do dia 28. Ao todo, serão 30 stands de flores e plantas ornamentais e mais 14 expositores de artesanato, incluindo os tradicionais oleiros, produtores de artefatos de barro, com destaque para vasos e objetos decorativos. Também haverá uma exposição de quadros e artesanato feitos por idosos do programa Vida em Movimento. As palestras e oficinas florais serão realizadas de hora em hora, a partir das 9h, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, em frente à Câmara de Vereadores;

As inscrições para as oficinas estão abertas na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. Para se inscrever, basta ligar para 3639-1570 ou comparecer à sede da Secretaria, na Avenida 22 de Maio, 7.557, Venda das Pedras, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h. As vagas são limitadas. Confira a programação:

Sábado

 

Oficineiro / Palestrante

Oficina

Horário

Escola de Artes Pintura em toalha (criança)

09h

Prof. Dr. José Antônio Batista da Silva Projeto Educação Ambiental – Conhecendo nosso Manguezal

10h

Yasodara Cristina Frias F. Eugenio / Meire Rosana Torres Ribeiro Alimentação saudável – Espeto de frutas

11h

Dina Pintura em vaso

15h

Maria Cristina Confecção de cangas

16h

Nazaré Dias Arranjos florais

17h

Oleiro Modelagem com Argila

18h

 

Domingo

 

Oficineiro

Oficina

Horário

Escola de Artes Pintura em Bolsas (adulto)

10h

Colégio Agrícola Compotas de frutas

11h

Alberto da Costa Cultivo de orquídeas

14h

Ana Paula Guimarães de Farias Manipulação de defensivos alternativos para uso em jardins

15h

Luiz Carlos Monteiro Mini jardim

16h

Luiz Carlos Monteiro Terrário

17h

Luiz Carlos Monteiro Kusomono

18h

 


O Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior polo de produção e consumo de flores do país, atrás apenas de São Paulo. Segundo a Emater Rio, Itaboraí tem hoje cerca de 120 produtores de flores tropicais e plantas ornamentais de vaso, que são comercializados na região e em lojas especializadas em todo o Estado.

De acordo com o último levantamento do Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), com o perfil do segmento em todos os estados do Brasil, os números do Rio de Janeiro demonstram o incremento e a profissionalização da floricultura no estado. Ainda segundo o documento, 683 profissionais produzem flores e plantas ornamentais em 950 hectares, com a geração de 17,6 mil empregos na cadeia produtiva fluminense.


Compartilhe