Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Clínica-Escola do Autista mantém atividade nas férias escolares

Por Educação

Publicado em 07/01/2015

Instituição prepara= início das atividades pedagógicas em 2015

Gisele do Nascimento e Eugenio Cunha na Clínica-Escola do Autista em Itaboraí - Foto Edmilson Domingos (2)A Clínica-Escola do Autista de Itaboraí continua de portas abertas e mantém todos os serviços oferecidos às 107 pessoas atendidas pela instituição, mesmo durante o período de férias escolares. A decisão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura visa dar continuidade aos tratamentos gratuitos destinados aos autistas na cidade e também adequar a unidade para o início das atividades pedagógicas que, a partir deste ano, vão preparar portadores da síndrome para serem inseridos no sistema regular de ensino.Um levantamento entre os inscritos na Clínica-Escola já foi realizado pelos professores Gisele do Nascimento e Eugenio Cunha, visando identificar aqueles que ainda não estão inseridos em na rede de ensino. Nesse primeiro ano, as aulas na Clínica-Escola vão priorizar as oito crianças em idade escolar. Elas terão aulas individuais com as quatro professoras que concluíram o Curso de Formação Pedagógica em Autismo e foram aprovadas no teste de seleção para atuar na Clínica-Escola.”Estamos realizando um trabalho pioneiro no país”, explica Gisele do Nascimento. “As aulas para esses autistas têm de ser individuais, e utilizam uma metodologia bastante específica”.

A intenção da Secretaria Municipal de Educação é a de realizar mais uma edição do Curso de Formação Pedagógica em Autismo em 2015, visando formar mais profissionais e aumentar ainda mais a capacidade de atendimento educacional da Clínica-Escola.

“Temos quatro crianças ainda em idade de educação infantil, mas que no ano que vem já poderão ser inseridas nas aulas, além de 11 adultos, que poderão cursar o EJA (Educação de Jovens e Adultos) aqui na clínica. Mas, para isso, precisamos formar mais educadores”, lembra Eugenio Cunha.

A primeira edição do Curso de Formação Pedagógica em Autismo, oferecido pela Prefeitura de Itaboraí, ocorreu em 2014. Ao todo, 30 professoras da rede municipal de ensino concluíram a capacitação. Dessas, cinco obtiveram pontuação suficiente para atuar na Clínica-Escola do Autista, e quatro delas foram aproveitadas.

A Clínica-Escola do Autista de Itaboraí é a única instituição pública do país a oferecer tratamento multidisciplinar gratuito a autistas de todas as idades, incluindo diagnóstico e tratamento médico com neuropediatra, orientação nutricional e sessões com fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros, todos especializados em tratar de autistas.

Compartilhe