Habitação e Serviços Sociais

Habitação monta equipe para agilizar programas de moradia

Por Habitação e Serviços Sociais

Publicado em 26/02/2013

Escritório da Habitação

Equipe formada por profissionais trabalha no prédio da Secretaria

Um escritório formado por engenheiros, arquitetos, assistentes sociais e pedagogos trabalha para agilizar e pôr em prática todos os processos que envolvem projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Itaboraí. O grupo foi formado pelo secretário municipal de Habitação, Wolney Trindade, atendendo à determinação do prefeito Helil Cardozo, que pretende tirar da gaveta, o mais rapidamente possível, os programas habitacionais deixados de lado pela administração anterior, e também aqueles desenvolvidos a partir da atual gestão municipal, como o Casa Legal, que será lançado pela Prefeitura, e o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

“Temos hoje uma equipe de 10 pessoas com o objetivo de orientar as famílias de baixa renda que irão morar em condomínios de casas ou apartamentos oferecidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal. Vamos instruir também quem pretende construir, ampliar ou regularizar suas residências próprias”, disse Wolney Trindade.

Os assistentes sociais vão cadastrar e avaliar as famílias que terão direito às novas moradias, e os professores promoverão reuniões para dar orientações sobre o dia a dia nos condomínios, abordando questões como regras de convivência e normas de moradia. As famílias também receberão orientações sobre economia de água e energia elétrica e de procedimentos relacionados à coleta de lixo. Já os engenheiros, arquitetos e estagiários vão oferecer à população de baixa renda orientações técnicas, disponibilizando, inclusive, projetos de moradias para quem obtiver um lote e quiser construir, regularizar ou ampliar sua casa.

“O prefeito Helil quer todas as casas regularizadas após as vistorias que serão feitas por técnicos das secretarias de Habitação, Obras, Meio Ambiente e Urbanismo”, frisou Wolney Trindade.

Wolney participa, nesta terça-feira (26/02), de uma reunião com técnicos da Caixa Econômica Federal (CEP). O encontro acontece a partir das 10 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença de vários secretários municipais. Na ocasião, serão apresentadas as normas do programa Minha Casa, Minha Vida, do Ministério das Cidades, que será implantado em Itaboraí ainda em 2013.

Noticias em Destaque