Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Município paulista apresenta projeto de Clínica-Escola do Autista de Itaboraí

Por Educação

Publicado em 29/04/2016

Santos na clínica-escola do autistaNesta sexta-feira (29), acontece uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Santos, no litoral de São Paulo, com tema “Clínica-escola para autistas em Santos, uma realidade possível”, onde serão discutidas as políticas públicas e a instalação, na cidade, de uma Clínica Escola do Autista, nos moldes da existente em Itaboraí, a primeira do Brasil. O evento contará com a presença da subsecretária de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí, Dilcelene Quintanilha, que vai representar o município e explicar como Itaboraí desenvolveu o projeto de  implantação de clínica-escola.

“A clínica hoje tem três linhas de atuação: o atendimento pedagógico e terapêutico, o acolhimento as famílias e a formação que oferecemos aos profissionais”, destaca a secretaria de Educação de Itaboraí, Susilaine Duarte.

No final do ano passado, a Câmara de Santos aprovou, por unanimidade, projeto do vereador Hugo Duppre (PSD) para implementar a Clínica Escola para Autistas. Quando for construído, o equipamento público será adaptado para a realidade da Baixada Santista, seguindo modelo idealizado por Berenice Piana (autora da Lei Federal nº 12.764 que trata de políticas públicas para o autismo), já em funcionamento há dois anos em Itaboraí, na qual é referência nacional no tratamento de pessoas como TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).

Projeto pioneiro

A Clínica-Escola do Autista de Itaboraí fez dois anos no dia 1º desde mês e virou destino de pais em busca de tratamento para seus filhos. A instituição, que tem como um de seus principais objetivos preparar os autistas para o convívio com outras crianças e jovens, tem ótimos resultados, graças ao tratamento multidisciplinar.

Hoje são 115 autistas tratados na instituição. A Clínica-Escola oferece atendimento gratuito com neuropediatra, nutricionistas, psicólogas, fisioterapeutas, pedagogas e terapeutas ocupacionais . Todo o tratamento é gratuito. Mais de 15 municípios, incluindo algumas capitais, já foram conhecer a instituição em Itaboraí, com o objetivo de também implementar o projeto.

Lei federal

Entre os colaboradores da Clínica-Escola está Berenice Piana, considerada a maior militante da causa no país. Ela é co-autora da Lei Federal 12.764, que leva seu nome e implementa no Brasil a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Berenice atua na instituição como orientadora de pais que buscam auxílio para lidar com seus filhos autistas no dia a dia. Mãe de um jovem com autismo, ela foi a responsável pela elaboração do projeto da Clínica-Escola do Autista, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí.

Compartilhe