VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Agricultura
Helil Cardozo participa do 1º Encontro Regional Sobre Pesca e Aquicultura
Por Agricultura
Publicado em 18/03/2013
O Prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, participou nesta segunda feira (18-03) do “1º Encontro Regional sobre Pesca e Aquicultura”, em Silva Jardim, realizado em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, com a presença do ministro Marcelo Crivella. O encontro analisou e discutiu o potencial, principalmente, das lagoas de Juturnaíba (Silva Jardim), Araruama e Saquarema, além de permitir que os representantes dos municípios convidados apresentassem suas demandas ao ministro. Crivella aproveitou a ocasião para divulgar os projetos do Ministério para 2013, assim como as parcerias que podem ser realizadas com as cidades.
O deputado federal Vitor Paulo (PRB-RJ), também presente ao evento, anunciou a disponibilização de R$ 5 milhões em emendas parlamentares para a pesca. Helil Cardozo quer trazer parte desses recursos para Itaboraí, para serem investidos em projetos de valorização da pesca em Itambi, e no aumento do consumo de peixe peços alunos da rede municipal de ensino.
“O peixe, além gerar de trabalho e renda para diversas famílias de nossa cidade, também é uma opção saudável que precisa estar mais presente no cardápio de nossas escolas. Para isso, o setor precisa de investimentos e valorização” declarou Helil.
Segundo Inaiá Figueiredo, diretora geral do Departamento de Merenda da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí, já existem projetos para aumentar o consumo do peixe nas escolas municipais.
“O peixe possui uma proteína de alto valor biológico, rico em ferro, de boa digestibilidade e de grande importância para o desenvolvimento das crianças. Por isso, consta de nosso cardápio. Hoje, o pescado é servido nas escolas uma vez por mês, mas nosso objetivo é oferecê-lo ao menos uma vez por semana”, disse Inaiá.
O ministro Crivella sugeriu a criação de um consórcio entre os municípios, visando a adoção de um modelo estratégico de compras para apoiar o setor.
“O consumidor tem que comprar direto do produtor. Isso vai fazer baixar o custo do peixe, que hoje é alto demais. O Ministério fará uma campanha grande de mobilização para as pessoas comerem mais peixe, mas isso só pode ser feito quando a produção estiver em alta”, afirmou o Ministro.