Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Trabalho e Renda

Sine de Itaboraí muda de endereço

Por Trabalho e Renda

Publicado em 30/03/2017

Site 1O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itaboraí está em novo endereço. Agora, ele fica localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro (no antigo Colégio Leão XIII). As novas instalações contam com mais espaço, segurança e climatização. Além dos serviços de cadastro e consulta de vagas, emissão de carteira de trabalho e agendamento do seguro desemprego.

Para o secretário municipal de Trabalho e Renda, Jorge Antônio Santos, a escolha da nova dependência do Sine foi pensando para atender com mais dignidade e comodidade, às pessoas do município e de cidades vizinhas que buscam por emprego.

“Estamos vivendo um dos piores momentos econômicos do país, com mais de 12 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, e Itaboraí contribuiu para este número, com a paralisação das obras do Comperj. Mas estamos buscando parcerias com empresas privadas, com o intuito de oferecer o maior número possível de vagas de emprego para os moradores da cidade e adjacências”, disse o secretário.

Segundo a diretora do Sine, Aretha Abrão, 90% das pessoas que procuram o Sine é em busca de vagas para o Comperj, tanto homens quanto mulheres. Atualmente, cerca de 300 pessoas comparecem ao Sine diariamente, em busca de algum dos serviços oferecidos.

“Realmente as vagas estão muito escassas, mas não perdemos a esperança de dias melhores. Eu, juntamente com uma equipe vamos pessoalmente às empresas, em busca de parcerias. Vale ressaltar que o Sine atua como uma ponte entre o empregado e o empregador. Não há contratação e nem demissão, e sim, encaminhamento para o mercado de trabalho”, disse a diretora, frisando que todo o serviço é gratuito.

Em busca do primeiro emprego, o morador de São Joaquim, Ruan Pereira, 19 anos, realizou na manhã desta quinta-feira (30/03), seu cadastro no banco de dados do Sine. Dentre suas opções de vagas estavam a de auxiliar administrativo, atendente-balconista e operador de telemarketing.

“Eu só tenho o ensino médio completo, por isso busco algo até mesmo de Jovem Aprendiz, para entrar no mercado de trabalho. Fiquei satisfeito com o atendimento e esperançoso de conseguir uma vaga de emprego”, disse Ruan.

Já para Andréia da Silva Pereira, sua ida ao novo posto de atendimento do Sine surgiu bons efeitos. A moradora de Itaboraí conseguiu uma carta de encaminhamento para uma rede de supermercado da cidade.

“Eu vim para dar entrada no seguro desemprego, pois fui demitida no final de fevereiro, mas quando soube desta vaga logo me animei. Agora vou fazer a entrevista e espero que consiga o emprego, pois cinco parcelas de seguro acaba muito rápido e eu tenho aluguel para pagar e duas filhas para ajudar. Quero elogiar a Prefeitura pelo novo espaço, que é mais arejado e espaçoso. Se chover as pessoas podem se abrigar aqui dentro”, comentou Andréia.

Serviços e documentação original:

Cadastro ao banco de dados

Carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência com o CEP atualizado, PIS ou cartão cidadão.

Consulta de vagas:

Carteira de trabalho, PIS ou Cartão Cidadão

Carteira de Trabalho (1ª via)

Certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF e comprovante de residência com o CEP atualizado.

Carteira de Trabalho (2ª via)

Todos os documentos necessários para a 1ª via e mais boletim de ocorrência de perda ou carteira anterior (caso tenha).

Seguro desemprego:

RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência com o CEP atualizado, comprovante do saque do FGTS ou extrato analítico, guia do seguro desemprego e o termo de rescisão.

O atendimento no Sine acontece de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h.

Compartilhe