VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Governo
Prefeito inicia prestação contas dos primeiros 100 dias de governo à população
Por Governo
Publicado em 16/04/2013
O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, deu sequência, neste fim de semana, a uma série de encontros com a população para prestar contas das ações realizadas por sua gestão ao longo desses primeiros 100 dias de governo. No sábado (13-04), após reunir todo o seu secretariado na sede da Prefeitura, Helil foi à Escola Municipal Adhemário Rodrigues de Oliveira, no bairro São Joaquim, onde detalhou para as cerca de 300 pessoas presentes como encontrou a administração e o que foi possível fazer nesses três primeiros meses.
Helil explicou que o cenário encontrado em 1º de janeiro foi de total abandono, com 700 funcionários a menos na Saúde, salários atrasados, escolas sem merenda e muito lixo acumulado nas ruas.
“Começamos arrumando a Casa, revendo contratos, acertando pagamentos, e com um time nas ruas em sistema de mutirão para retirar toneladas de lixo e entulho e reparar mais de 700 pontos de iluminação, pois muitos bairros estavam em escuridão total. Com muito trabalho, conseguimos reorganizar os setores. Agora é hora de olhar pra frente e planejar o futuro”, disse o prefeito, antes de destacar o que fez em cada área.
O prefeito também falou sobre os projetos em andamento, especialmente para o bairro de São Joaquim.
“Ainda este ano, iniciaremos obras de drenagem e saneamento em São Joaquim, evitando os alagamentos nesta região. O passo seguinte será a pavimentação”, afirmou.
Morador da região, o aposentado Zildenor Rocha, 79 anos, disse ter esperanças de dias melhores para São Joaquim.
“É a primeira vez que vejo um prefeito eleito retornar à comunidade no início da gestão”, disse o aposentado.
Também participaram da prestação de contas os vereadores Sandro Construforte (PR), Wellington Emerick (PCdoB) e Rosana Rosa (PCdoB).
Operação tapa-buracos e funcionários recontratados na Saúde já garantiram mudanças na vida dos moradores
Confira as principais mudanças em casa área:
Obras e Serviços Públicos
Um mutirão retirou 2,3 mil toneladas de lixo das ruas e mais de 700 pontos de luz apagados, foram reparados. Uma operação tapa-buracos foi feita na Avenida 22 de Maio e em várias ruas ao redor e outros 90 km de ruas foram recuperadas com auxílio de máquinas Patrol. A Prefeitura também conseguiu tirar da gaveta um projeto de esgotamento sanitário de 45 km de ruas do bairro Ampliação. A obra será feita com recursos de uma multa aplicada pelo Estado à Petrobras por compensação ambiental. Itaboraí também conseguiu ser inserida no programa Bairro Novo do Governo do Estado, que promoverá obras de drenagem, pavimentação, colocação de meios-fios, calçadas e iluminação em 30 km de ruas e terá o programa Asfalto na Porta retomado a pedido feito do prefeito.
Saúde
Helil enfatizou as recontratações de médicos, enfermeiros e auxiliares para os postos de saúde e para o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. A aquisição de um tomógrafo digital permitiu o atendimento dos casos de urgência e emergência, que antes eram atendidos fora da cidade. O número de ambulâncias triplicou e os postos foram abastecidos com remédios e insumos. O combate à dengue, que antes estava interrompido, voltou a ser feito com novas equipes nas ruas em esquema de mutirão, com apoio do Estado.
Educação
Os alunos votaram para escolher o novo uniforme e a prefeitura começou a convocar os professores concursados. Houve mutirão para a limpeza das escolas e 18 das 84 já entraram no ensino em tempo integral. As diretoras agora são concursadas da prefeitura e os alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) já contam com transporte escolar gratuito no turno da noite.