Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Dia Nacional do Samba é celebrado em grande estilo

Por Educação

Publicado em 03/12/2021

Dia Nacional do Samba é celebrado em grande estilo-foto02O Dia Nacional do Samba foi celebrado com muita música em Itaboraí. Comemorada na última quinta-feira (02/12), a data contou com uma programação para lá de especial, com a presença das Matriarcas do Samba e de uma série de convidados, que participaram da abertura da exposição itinerante “Samba – Patrimônio Cultural do Brasil”, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro.

O evento foi realizado na Praça Marechal Floriano Peixoto pela Prefeitura de Itaboraí, através das secretarias municipais de Cultura e de Turismo e Eventos. A exposição fica em cartaz na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres até o dia 10 de janeiro e faz parte do acervo do Museu do Samba, que fica na comunidade da Mangueira e apresenta a história da identidade cultural do Brasil.

As Matriarcas do Samba são Nilcemar Nogueira, neta do Cartola; Vera de Jesus, filha da Clementina de Jesus; Selma Candeia, filha do Candeia; e Geisa Ketti, filha de Zé Ketti. As sambistas participaram da cerimônia de abertura da exposição, comandada pelo gestor da Casa de Cultura, Alan Mota, acompanhado pelo secretário municipal de Turismo e Eventos, José Carlos Cobra, e pelo secretário municipal de Cultura, Roberto Costa.

“É engrandecedor contar esse legado de resistência do Samba em nossa cidade, com a presença de personalidades tão ilustres da nossa história. A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres está de portas abertas para receber todos que quiserem conhecer esse acervo de conhecimento cultural”, destacou o gestor da Casa e subsecretário de Cultura, Alan Mota.

Em 2007, as matrizes do samba no Rio de Janeiro — o partido-alto, o samba de terreiro e o samba-enredo — conquistaram o estatuto de Patrimônio Cultural do Brasil, processo de pesquisa e articulação entre sambistas e instituições representativas do samba, tendo o Centro Cultural Cartola como agente aglutinador dos esforços para o registro e proponente da candidatura.

“O samba é a referência identitária do Brasil e é uma das principais expressões culturais do Rio de Janeiro. O samba, como forma de expressão, é o modo de viver do brasileiro e, por ele, atravessa todas as linguagens tradicionais artísticas, seja a música, a dança, a cena ou as artes plásticas. O que estamos fazendo aqui, ainda como um ato de resistência, é celebrar o que somos enquanto povo brasileiro”, enfatizou Nilcemar Nogueira, neta do Cartola.

Após a abertura da exposição, uma série de apresentações musicais embalaram a noite na Praça Marechal Floriano Peixoto, sendo a principal delas, as Matriarcas do Samba. Durante o evento, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e a Secretaria Municipal De Turismo e Eventos também entregaram o Troféu do Samba para Nilcemar Nogueira e aos sambistas da cidade, Zé Pachecos e Cici Dicró.

Estiveram prestigiando o evento também a presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do município (Itaprevi), Joana Lage; Guilherme Delaroli; os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo; de Segurança e de Transportes, Heitor Baldow; de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez; de Habitação e Serviços Sociais, Sheila Rodrigues; e de Esporte e Lazer, Lenon Coutinho; além do Ouvidor-Geral, Faustino Rodriguez.

Compartilhe