Cultura

Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres apresenta exposição “Itaboraí, Seus Valores e Suas Riquezas”

Por Cultura

Publicado em 14/05/2024

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres está em cartaz com a exposição “ITABORAÍ, SEUS VALORES E SUAS RIQUEZAS”, organizada pela Coordenação de Projetos Pedagógicos, da Subsecretaria de Gestão e Ensino da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as escolas da rede municipal. Participam da exposição 34 escolas, mais de 40 professores e cerca de uma centena de alunos, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, com uma grande variedade de trabalhos.

A exposição traz produções audiovisuais, banners, fotografias, pinturas e desenhos, instalações artísticas, esculturas, maquetes e cerâmicas, além de textos, jornais, livros e de jogo. Todo esse material foi produzido em práticas pedagógicas desenvolvidas em salas de aula, resultantes do estudo da História Local, a partir da coleção de livros didáticos “ITABORAÍ, SEUS VALORES E SUAS RIQUEZAS”, produzida por professores da Rede Municipal, disponibilizada pela Secretaria de Educação aos quase 30 mil alunos do Ensino Fundamental. A exposição é parte da comemoração pelos 191 Anos de Aniversário de Itaboraí.

A Secretaria de Educação tem incentivado a introdução do tema da História Local também na Educação Infantil. O objetivo de toda esta proposta pedagógica, que atende a um anseio dos professores da rede, é disseminar o conhecimento da rica história de Itaboraí, resgatar e preservar a memória, o patrimônio e a cultura da cidade, fazendo com que ela se mantenha viva junto à população.

Partindo da premissa de que “Quem não conhece sua terra, não pode amá-la e quem não ama, não cuida”, a Secretaria de Educação entende que, ao propiciar o conhecimento sobre Itaboraí, os alunos aprenderão a valorizá-la, criando um sentimento de pertencimento e incentivando a atuação cidadã. A exposição fica em cartaz até o dia 25 de maio.

“Itaboraí, Seus Valores e Suas Riquezas”
Em cartaz até 25 de maio
Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres
Localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro
Aberta de terça à sábado
Whatsapp: (21) 98958-8727 e telefone: (21) 2635-4291.