Cultura

Casa de Cultura apresenta exposição e filmes temáticos sobre meio ambiente até 5 de julho

Por Cultura

Publicado em 14/06/2024

Educar, divertir e sensibilizar o público sobre questões ambientais é o objetivo de uma série de atividades que ocorre na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro, até o dia 5 de julho. Realizado pela ONG Guardiões do Mar, em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Educação (SEMED), o projeto “Ocupação” conta com filmes, exposições e distribuição de brindes, que visa promover a importância da conservação da natureza de forma lúdica e interativa.

Na abertura da iniciativa, nesta quinta-feira (13/06), mais de 200 alunos da rede municipal de ensino participaram de uma experiência concreta com a fauna marinha, por meio de uma exposição de animais in vitro e jogos interativos, visando aumentar a empatia e o entendimento sobre o ambiente marinho. Além disso, brindes temáticos da iniciativa foram distribuídos, tornando a experiência ainda mais memorável para os participantes.

Outra atração da programação é a exposição ‘Do Mangue ao Mar’, que celebra a rica diversidade cultural, natural e histórica encontrada na região da Baía de Guanabara. Por meio da exibição de artefatos do mundo da pesca e registros do Turismo de Base Comunitária, captados pelo fotógrafo Rodrigo Campanário, o público mergulhará nos tesouros escondidos nesse recôncavo e conhecerá histórias de pessoas que vivem e prosperam nesse ambiente.

Segundo o subsecretário de Cultura e gestor da CCHAT, Alan Mota, a ONG Guardiões do Mar tem sido um parceiro importante.

“Ao longo desses quase quatro anos, a ONG Guardiões do Mar trouxe várias atividades e exposições para a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, sempre com viés cultural e educativo na área ambiental, que fizeram sucesso com os mais diversos públicos, mas especialmente com os estudantes. Temos a alegria de receber mais esse grande projeto aqui na CCHAT”, disse Alan.

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, Centro – Itaboraí.

Projeto “Ocupação”
Data: até 5 de julho
Local: Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, Centro.
Horários: segunda e sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, das 17h às 21h