Educação

Alunos da rede municipal de ensino recebem aulas interativas sobre alimentação saudável

Por Educação

Publicado em 18/06/2024

Com o objetivo de oferecer mais consciência sobre os alimentos que fazem bem à saúde, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem promovendo aulas lúdicas e interativas sobre alimentação saudável nas unidades da rede municipal de ensino de Itaboraí.

De acordo com a SEMED, o principal objetivo da iniciativa é promover uma alimentação mais saudável com menos consumo de industrializados entre os alunos da rede municipal de ensino. Durante as atividades, realizadas de acordo com a necessidade de cada unidade de ensino, as nutricionistas da SEMED fazem um trabalho interativo com a apresentação das formas de preparo de verduras, legumes e frutas, além de incentivarem o consumo desses tipos de alimentos entre os estudantes.

A coordenadora do setor de alimentação escolar da SEMED, Ana Beatriz Garcia, destacou a importância das aulas interativas para os alunos da rede municipal de ensino.

“A alimentação saudável é de suma importância, pois contribui para o desenvolvimento cognitivo e para a aprendizagem dos alunos. Por isso, temos uma atenção redobrada com a alimentação saudável, adequada e equilibrada para a merenda escolar. Para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras, mostramos aos nossos alunos a importância de cada alimento para a saúde e seus benefícios, através de brincadeiras ilustrativas, degustações e o tato. Estamos alcançando resultados significativos e superando nossas expectativas, aproximando o aluno do alimento e introduzindo em sua rotina alimentar”, disse a coordenadora.

Nesta semana, foi a vez dos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Vereador José Oliveira Filoco, em Manilha, receberem os conteúdos. A diretora da unidade, Emanuelle Martins, ressaltou a importância desse tipo de atividade para uma alimentação mais saudável entre os alunos.

“Esse tipo de atividade é fundamental para incentivar os nossos alunos a consumirem alimentos mais saudáveis, que auxiliam no desenvolvimento dos nossos estudantes. Durante essas práticas, são trabalhadas diversas questões importantes, como a forma de manuseio, preparo de cada alimentos e os seus respectivos benefícios para a saúde”, disse a diretora.