Educação abre período de pré-matrícula para curso de Libras

Por Educação

Publicado em 04/07/2024

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) inicia, nesta quinta-feira (04/07), a partir das 8h, a pré-matrícula para o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) do Espaço AMES (Espaço de Atendimento Multidisciplinar em Educação e Saúde (AMES). A pré-matrícula deve ser realizada por meio do endereço eletrônico (matricula.itaborai.rj.gov.br/ames) até o dia 5 de julho (sexta-feira), às 17h. O resultado estará disponível no endereço eletrônico, a partir do dia 8 de julho e presencialmente no Espaço AMES.

Vale ressaltar que a pré-matrícula não é a garantia da vaga, sendo as mesmas preenchidas de acordo com a quantidade ofertada nos cursos. A matrícula deverá ser realizada no dia 9 de julho (terça-feira), no Espaço AMES, local que será ministrado o curso, que terá início no dia 5 de agosto de 2024.

No curso, realizado de forma presencial será abordado os seguintes temas: Língua sinalizada; escrita de sinais; leitura de sinais, incluindo a datilologia, que é o ‘alfabeto em Libras’; gramática e cultura surda.

O ensino de Libras pode ser dividido em duas categorias: para as pessoas surdas ou para as pessoas ouvintes. A Libras é uma língua espaço-visual, com uma estrutura linguística e gramatical própria, diferente do português. Ela é uma das principais formas de comunicação das pessoas surdas no Brasil. Seu objetivo é promover a comunicação e o acesso à informação das pessoas surdas, para que possam estar integradas à sociedade.

O Espaço AMES fica localizado na Travessa Azeredo Coutinho, lote 4, Bonfim.