VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Educação
Feira de Ciências no CIEP 452 no Apolo destaca importância da reciclagem para o futuro
Por Educação
Publicado em 05/11/2024
“A arte é uma janela para o mundo e, por meio dela, a educação encontra formas de inspirar, conscientizar e transformar.” Com essa visão, o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) 452 Joaquim Pedro De Andrade, localizado no bairro Apolo II, distrito de Manilha, promoveu sua Feira de Ciências nesta segunda-feira (04/11). Organizada pelo corpo docente da escola com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o evento reuniu alunos, professores e a comunidade em uma exposição que tinha como principal objetivo explorar o que a sociedade pode fazer com a reciclagem para construir o futuro. A ação também abordou o papel essencial da sustentabilidade e da preservação ambiental para as próximas gerações.
Como escola de tempo integral, o CIEP 452 busca proporcionar aos alunos uma formação ampliada, com experiências práticas e vivências que vão além das salas de aula. O evento foi direcionado principalmente aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, além de pais, responsáveis e equipe docente, promovendo um aprendizado prático e lúdico sobre o meio ambiente e a reciclagem.
O secretário municipal de Educação, Mauricilio Rodrigues, elogiou o trabalho da escola e destacou a importância da feira como parte do projeto de educação integral.
“Estamos finalizando o ano letivo e na culminância de vários projetos de educação. Um deles é a Feira de Ciências aqui do CIEP 452. Nosso eixo temático desde o início do ano é ‘Itaboraí: ciência, arte e cultura por toda parte’. A ciência está fechando esse ciclo de atividades extracurriculares no 452, que é uma escola de tempo integral e precisa dessas atividades que ultrapassam as paredes da escola. Isso faz com que o aluno vivencie o aprendizado da sala de aula e participe como protagonista de sua própria aprendizagem. Ao chegar, você encontra uma escola viva, e esse é o objetivo da educação: transformar por meio do protagonismo dos nossos alunos”, destacou o secretário.
As áreas temáticas foram divididas de acordo com o nível de ensino. A Educação Infantil apresentou uma exposição botânica e atividades práticas com experimentos, explorando os biomas brasileiros e a importância da reciclagem de maneira interativa. Já os alunos do Ensino Fundamental I montaram exposições temáticas com ambientes que simulavam um aviário, uma selva e um aquário, representando diferentes ecossistemas e incentivando a reflexão sobre a preservação de cada um.
No auditório, os visitantes assistiram apresentações especiais preparadas pelos alunos, incluindo a peça teatral “Mãe Natureza”, que ilustrou a importância de cuidar do meio ambiente e dos recursos naturais; uma releitura da canção “Asa Branca”, explorando a relação da música com questões ambientais; e uma paródia em protesto contra as queimadas, um apelo criativo dos alunos para conscientizar sobre a devastação florestal.
O professor de artes e supervisor da Feira de Ciências, Ricardo Wagner, destacou o processo de criação dos alunos e o impacto da experiência:
“Foi magnífica a experiência de ver os alunos colocando a mão na massa para desenvolver este projeto. No início, eles pensaram que não daria certo, mas quando o jacaré e o tubarão foram criados, começaram a acreditar mais. Muitos tentaram desistir no meio do caminho, mas eu dei um empurrãozinho. Esse projeto é muito gratificante. Eles sentavam, desenhavam o que queriam fazer, e ao longo do desenvolvimento, tinham um misto de emoções: choravam, riam e brincavam”, relembrou o professor.
A Feira de Ciências do CIEP 452 destacou a importância da reciclagem e da preservação ambiental para a construção de um futuro sustentável. Com atividades interativas e apresentações criativas, o evento reforçou o compromisso da escola e da Secretaria Municipal de Educação em promover uma educação voltada para a conscientização ambiental e a formação de cidadãos mais conscientes.
Secretaria Municipal de Comunicação