Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Prefeitura de Itaboraí avança no Serviço de Transporte de Pacientes para outros municípios e estados

Por Saúde

Publicado em 14/11/2024

Com foco na saúde e bem-estar da população, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), atendeu mais de 45 mil usuários do Serviço de Transporte de Pacientes entre os anos de 2021 e 2023. Somente em setembro deste ano, o serviço transportou 5.037 pacientes para atendimentos especializados em outros municípios e até em estados como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Vale destacar que o serviço conta com mais de 6 mil cadastrados atualmente.

Pensando no compromisso de assegurar acesso à saúde para todos os itaboraienses, o secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna destacou que o trabalho realizado na SEMSA, tem como objetivo promover dignidade para o povo de Itaboraí.

“O nosso trabalho vai além do transporte, trata-se de oferecer dignidade e acesso à saúde para todos os moradores de Itaboraí. Trabalhamos muito para manter esse serviço ativo, realizando os ajustes necessários, para atender quem precisa. Para nós, a população é prioridade, e vamos continuar seguindo e oferecendo um serviço seguro, confiável e humanizado para todos”, afirmou o secretário.

O serviço atende tanto pacientes fixos, que necessitam de transporte de uma a cinco vezes por semana, quanto pacientes esporádicos, que utilizam o transporte conforme suas consultas. Operando com saídas pela manhã e tarde, o Serviço de Transporte de Pacientes possui uma frota de 45 veículos que buscam cerca de 240 pacientes em suas residências diariamente, além de contar com duas ambulâncias para pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida.

O coordenador do Serviço de Transporte de Paciente, Sávio Castro falou mais sobre o trabalho realizado no município.

“Trabalhamos no sistema TFD ( transporte fora Domicílio), levando todos os usuários que necessitam de algum tipo de tratamento realizado pelo SUS, fora do nosso município e hoje transportamos mais de 5 mil usuários por mês. Para utilizar esse serviço, o usuário precisa ir até a Secretaria de Saúde no setor de Transporte e fazer o agendamento com cinco dias de antecedência”, explicou o coordenador.

Os cadastros para o Serviço de Transporte de Pacientes são realizados diariamente na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Para a inscrição, os pacientes devem apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS (do paciente e acompanhante), laudo médico com CID da doença, encaminhamento médico e uma foto 3×4. Os agendamentos precisam ser feitos com cinco dias de antecedência.

Para os profissionais que operam o serviço, o contato com os pacientes é gratificante. Ney dos Santos, de 58 anos, é um dos motoristas do Transporte de Pacientes e expressou o sentimento de fazer parte desse trabalho que impacta positivamente a vida de tantas pessoas.

“Esse trabalho é essencial. Vemos a necessidade dos pacientes e fazemos nosso melhor para atendê-los com empatia e carinho e eles retribuem isso. Acabamos criando uma amizade e isso faz total diferença, tanto para os pacientes, quanto para nós profissionais, que vivenciamos tanta força e superação todos os dias”, disse o motorista.

De acordo com a SEMSA, o serviço segue a Portaria SAS n° 55/1999, que regulamenta o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), destinado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de atendimento não disponível no município de origem.

O publicitário, Edilson Gomes, de 54 anos , que é paciente oncológico, expressou sua satisfação com esse serviço que proporciona mais conforto e facilidade no acesso ao tratamento de radioterapia, que precisa ser realizado diariamente no Ingá, bairro de Niterói.

“Esse transporte devolve dignidade para nós. O serviço cumpre horários e os funcionários nos tratam com respeito e compreensão, o que faz toda a diferença”, finalizou o morador do bairro Joaquim de Oliveira.

Para garantir o bom funcionamento, acompanhantes menores de 18 anos não são permitidos, assim como passageiros com indícios de uso de álcool ou drogas ilícitas. Motoristas, em nenhuma circunstância, podem servir de acompanhantes. Pacientes que optarem por retornar ao município por meios próprios devem informar ao motorista e assinar o registro. Em caso de três faltas consecutivas sem justificativa, o serviço pode ser suspenso.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe