VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Agricultura
Itaboraí realiza palestras sobre trabalho no campo
Por Agricultura
Publicado em 27/07/2015
Produção agroecológica e boas práticas agropecuárias estão entre os temas
Em comemoração ao Dia do Agricultor, nesta terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semaap) de Itaboraí promove um círculo de palestras no Centro Comunitário de Sambaetiba, das 8h às 12h, em frente à Praça de Sambaetiba, no Largo da Estação. Ao lado, haverá atividades reservadas às crianças, na Escola Municipalizada Coronel Ernesto Júlio Rodrigues.
Produção agroecológica, boas práticas agropecuárias e Cadastro Ambiental Rural (CAR) estão entre os temas a serem abordados nas cinco palestras que serão ministradas por técnicos da Semaap e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).
Ana Paula Guimarães, engenheira agrônoma da Semaap, é uma das organizadoras do encontro. Em sua palestra, ela abordará o CAR. Técnicos agrícolas vão ensinar os jovens a semear e plantar, e darão orientações de como preparar a terra.
“Entre as atividades didáticas para as crianças, todo o lixo produzido no café da manhã será recolhido para mostrar como se faz compostagem, que é a técnica de reciclagem do lixo orgânico para produzir adubo. Os copinhos plásticos usados serão utilizados para semeio de mudas para a horta. Nosso propósito é fazer um evento sustentável”, informa Ana Paula, informando ainda que o evento estará aberto a agricultores de outros municípios.
A engenheira agrônoma da Semaap informa que a palestra sobre produção agroecológica falará sobre as formas limpas de produzir e tratar os alimentos pré e pós colheita.
“Produção Agroecológica não produz legumes e verduras orgânicos. São apenas formas simples de plantio com baixo uso de agrotóxico e produtos biológicos, como o manejo rotacionado para uma praga não se perpetuar naquele solo. Ou seja, se o produtor plantou tomate, deve plantar após a colheita um outro tipo de hortaliça para afastar aquele determinado inseto que ataca somente o tomate. Com isso, a gente não acaba com a praga, mas reduz o índice populacional deles. Depois, o agricultor volta com o mesmo produto. Infelizmente, muitos produtores têm conhecimento apenas parcial desta técnica. Queremos mudar isso”, comenta Ana Paula.
Orientar o produtor que tem convênio com o município para fornecer merenda também será abordado em uma das palestras.
“O agricultor familiar vai aprender a como obter toda a documentação para vender de forma legal os alimentos que produz para o programa de merenda escolar. Vai saber como emite nota fiscal avulsa, como faz a prestação de contas, entre outras ações”, acrescenta a engenheira agrônoma.
Seviço
Dia do Agricultor em Itaboraí
Local: Escola Municipalizada Coronel Ernesto Júlio Rodrigues, em frente à Praça de Sambaetiba
– 8h – Abertura do evento e café da manhã.
– 9h às 9h40 – Produção Agroecológica
Palestrantes: Patricia Fernandes (Engenheira agrônoma da Semaap) e Susan Einsfeld (Técnica agrícola da Semaap).
– 9h40 às 10h – Boas Práticas Agropecuárias
Palestrante: Juliana Paulino (Médica veterinária da Semaap)
– 10h às 10h40 – Declaração de Aptidão ao Pronaf – Dap
Palestrantes: Priscila Gonzalez (Médica veterinária – Emater) e José Geraldo (Engenheiro agrônomo – Emater)
– 10h40 às 11h20 – Merenda
Palestrante: Franciellen Ribeiro (Administrativo da Semaap)
– 11h20 às 12h – Cadastro Ambiental Rural
Palestrante: Ana Paula Guimarães (Engenheira agrônoma da Semaap)
Noticias em Destaque