Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Escolas Municipais participam do Projeto Escola Arteris – Autopista Fluminense

Por Educação

Publicado em 21/03/2017

 32757526283_ecbd5d594d_z Quatro escolas da rede municipal de ensino de Itaboraí foram selecionadas para participar do Projeto Escola, do grupo Arteris, uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, por meio da Autopista Fluminense, empresa responsável pela concessão da BR-101/RJ.

O projeto deu início às atividades de 2017, na manhã desta terça-feira (21/03), no Palmier Hotel, em Outeiro das Pedras – Itaboraí e reuniu dezenas de profissionais da educação, de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, aonde a Autopista Fluminense atua. O evento, que acontece em dois dias consecutivos, das 8h às 17h, é uma capacitação de educadores, destinada as escolas que estão sendo incluídas nos programas de Educação no Trânsito e Meio Ambiente. E ainda, professores da escola destaque premiada no ano de 2016.

O secretário municipal de Educação e Cultura (Semec), Marcos Dias, fez questão de comparecer ao evento e agradecer aos profissionais do grupo Arteris pelo apoio e comprometimento com as questões de educação. “Fiz e sempre farei questão de comparecer em todos os projetos, que as boas empresas queiram implantar nas escolas de Itaboraí”, destacou o secretário, que está em diálogo com outras empresas, como por exemplo, a Estre.

O encontro contou com vídeos institucionais da empresa e dos projetos educacionais, e dinâmica de integração entre os participantes. Todos receberam um kit, contendo bolsa, camisas, boné, caneta, pasta, revista e outros, além de alimentação. O projeto dura o ano todo, com um encontro a cada trimestre e premiação em dezembro.

Segundo a responsável por acompanhar os projetos pedagógicos das escolas municipais, Daiane Meiriele da Silva, este ano a unidade escolar inserida no projeto foi a Escola Municipal Arquimedes de Andrade, em Calundu. Um dos critérios de escolha da Semec, foram os ótimos trabalhos apresentados pela escola no ano de 2016 e pela proximidade com a BR-101/RJ. Inclusive na semana passada, a equipe da da Autopista Fluminense foi à escola para realizar um trabalho pedagógico com o tema Dia Mundial da Água, com alunos do Ensino Fundamental II.

33531129636_ab059cc089_zOutras três escolas inseridas no projeto são: Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Cáffaro, em Ampliação, sendo a escola destaque premiada em 2016; a Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas, em Manilha e a Escola Municipalizada Ciep Joaquim Pedro de Andrade, em Apolo II.

“Este projeto é um trabalho de excelência, onde as escolas desenvolvem atividades relacionadas ao Meio Ambiente e Trânsito. São trabalhos realizados em sala de aula, onde são fotografados e postados no site da Autopista Fluminense, com senha própria para cada unidade escolar. Além de participarem de diversos concursos propostos pela empresa, como de desenhos, frases, paródias e cartão de natal, visando estimular a criatividade e a visão dos estudantes sobre os temas.

Um dos pontos altos da capacitação, foi o vídeo passado no telão para os educadores, contendo o depoimento do presidente da Arteris, o espanhol David Diaz. “Sejam bem-vindos a este projeto tão nobre, que preza pela vida e segurança no trânsito e que depende de cada um de nós. O Projeto Escola foi criado em 2001 e é um dos que eu mais gosto, e um dos melhores projetos educativos. Atualmente atendemos 590 escolas, em 138 municípios dos cinco estados que atuamos. São aproximadamente 287 mil alunos e 16 mil professores envolvidos”, disse David Diaz.

Entusiasmada com a capacitação, a professora da Escola Municipal Arquimedes de Andrade, Josélia dos Santos espera que esses dois dias sejam proveitosos. “Deixamos o ambiente escolar para enriquecer ainda mais o nosso pedagógico. O trânsito, por exemplo é algo que não é muito trabalhado na escola, espero que consigamos ter o máximo de informações possíveis para ser transmitidas aos alunos”, falou a professora.

Estiveram presentes no encontro, o diretor superintendente da Autopista Fluminense, Odílio Ferreira; a assessora dos projetos de Educação da Arteris, Maria José Finardi; a assessora da superintendência de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Michelle Ferreira; o representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o policial Carlos Siqueira e mais dois colegas de corporação, e diversos representantes da Autopista Fluminense. 

Compartilhe